Glorioso 1904
·15 octobre 2025
Tudo o que disse Martim Mayer na entrevista à Benfica TV: "Gostaria de fazer dois mandatos"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·15 octobre 2025
Martim Mayer foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O candidato a Presidente do Clube da Luz faz parte do lote de concorrentes às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - e confira, aqui, a conversa com outro candidato.
"É uma grande honra e um grande prazer estar aqui. O Benfica tem andado subaproveitado, é um clube muito maior. Apresento-me a eleições porque tenho uma proposta que contraria isso. Isso está no cerne dos motivos pelos quais me candidato, os adeptos têm de ter a possibilidade de escolher um Benfica muito grande e no topo da Europa."
"Entendo que devo ser remunerado e que toda a minha Direção deve ser toda remunerada e por uma questão muito simples: de vínculo."
Modelo desportivo
"Um modelo desportivo com um fio condutor e que tenha uma visão de médio prazo. Há uma semana apresentei o Sr. Andries Jonker. Conto com o nosso treinador José Mourinho e com o nosso diretor Mário Branco. Estão muito focados no dia a dia. Queremos ser mais incisivos no nosso scouting, para acrescentar valor ao que temos dentro. 50% da equipa principal terá de vir da formação e os restantes 50% de compras acertadas. É assim que vamos trabalhar."
Mercado
"Vendemos muito cedo e por necessidade. Temos mais-valias médias muito baixas em comparação com os nossos rivais, temos de reverter isso. O Benfica é o Maior Clube de Portugal. Os indicadores não são bons e temos de reverter. O último exercício foi bom, mas em média temos 70 milhões de euros para resolver todas as épocas. Por isso, a pressão de venda é maior. Temos de reverter isso para podermos tomar as melhores decisões desportivas e ter uma equipa mais capaz de ano após ano lutar por um título europeu e uma Champions League."
Formação
"Temos variadíssimas ameaças a surgir de várias zonas geográficas do país. Abandonámos o scouting nacional e temos de reverter essa situação. Temos de estar em cima de tudo o que é talento. Quanto mais cedo fomos atrás do talento que está a surgir, melhor. Temos de reverter essa situação. Tem muito a ver com a visão de Andries Jonker. É importante que no Seixal haja um colégio, alojar as famílias dos miúdos, para que fiquem mais confortáveis. Com a nossa proposta, queremos trazer um projeto de 306 graus para os jogadores."
Visão sobre o futebol profissional e futebol de formação
"Um treinador do Benfica tem em média, desde 1904, um ano e quatro meses de duração. Não pode pensar no médio prazo. Tem de pensar em fazer os quatro anos de mandato comigo, essa pessoa é Andries Jonker. Temos de preparar o talento desde os sub-13, de modo a preparar um modelo de jogo e tudo isto tem de se concretizar na equipa A. Se antes atingiam o seu expoente máximo aos 18 anos, nós queremos que este expoente máximo chegue antes, aos 16 anos. É isto que os clubes alemães e espanhóis estão a fazer. Podemos ver o exemplo de Lamine Yamal. O Benfica tem todas as condições para fazer o mesmo. Há uma grande complementariedade entre Mourinho, Mário Branco e Andries Jonker. A soma destas parcelas trará muito sucesso, não tenho dúvidas."
Futebol feminino
"Pretendo criar um estádio no Seixal que seja um Inferno da Luz do futebol feminino. Andries Jonker tem muita cultura e conhecimento sobre futebol feminino. Não tenho dúvidas de que será muito competente a fazê-lo."
Pretende fazer uma auditoria às contas?
"Não pretendo fazer uma auditoria às contas, quero olhar para o presente e o futuro. Se for preciso fazer-se, faremos. Se houver algum motivo olhar para trás, cá estaremos para fazer. As auditorias não se anunciam, fazem-se. Sou industrial há 10 anos e ganhei muito da análise aos custos que esta filosofia 'Kaizen'. Estamos a gastar de mais. É possível reduzir até 20% dos custos atuais do Benfica. Vamos atacar esse tema desde o primeiro dia, para que a sustentabilidade do Benfica seja um tema."
Custos e receitas
"Vamos reduzir até 20% de 200 milhões de euros que é, número redondo, dos custos médios da SAD do Benfica. Do lado das receitas, penso que sou a única proposta que explica como. Vamos aumentar o estádio e desde que tenhamos isso terminado, vamos trazer 20 milhões de euros para cash-flow. Vamos precisar de 24 a 36 meses para fazê-lo. Vamos abrir escritórios em Newark, em Genebra. Temos cidades com mais de 100 mil adeptos. Temos de abrir escritórios de representação, temos de trabalhar com as Casas do Benfica locais. Temos de abrir academias. Ninguém diz que em Boston não tenhamos que criar uma Academia de Basquetebol ou que em Montreal não podemos abrir uma Academia de Hóquei... sem esquecer os PALOP. Vamos abrir o Cartão Benfica Moçambique e o Cartão Benfica Angola e em Maputo abrir o Estádio Eusébio. A partir do 3.º ano vamos conseguir trazer 15 milhões de dólares de Moçambique e de Angola. Com o aumento do estádio, temos o défice resolvido sem vender o João Neves."
Empréstimos obrigacionistas
"Os empréstimos obrigacionistas são uma boa solução, mas, apesar disso, temos outras hipóteses. O Benfica não pode valer em bolsa 150 milhões de euros, temos de pôr mais um zero nisso. Temos de multiplicar por cinco os capitais próprios do Benfica. A Adidas devia ter 10% do Benfica. Passamos a ser o primeiro clube global do mundo. Os audiovisuais são cada vez mais importantes para o mundo do futebol atual. Eu gostava que outro dos acionistas estratégicos do Benfica fosse do mundo dos audiovisuais. Deverão ser para pelo menos 25 anos, obviamente, garantindo que o clube terá sempre 67% da SAD do Benfica."
Audiovisuais e direitos televisivos
"O valor de mercado dos direitos do Benfica anda à volta dos 65 milhões de euros por época. Em segundo lugar, pedi ao presidente Rui Costa que não vinculasse o clube a nenhuma decisão antes de se saber quem será o próximo presidente. O Benfica é efetivamente o maior clube português e o maior movimento social. A Economia Benfica expressa-se pela quantidade de pessoas que querem ver o Benfica e o método que irá atribuir o concurso a alguém há que saber proteger. Temos de convidar os parceiros certos para apresentar propostas para esse concurso."
"O Benfica não pode perder nem um tostão. O Benfica tem de liderar o processo e apresentar a solução. Temos a oposição de muitos outros clubes e nós representamos 80% dos outros clubes. Temos que organizar tudo em prol do futebol português, mas não podemos ignorar que o primeiro passo para que possamos vender o futebol português para fora é que temos de melhorar as infraestruturas. Enquanto estivermos a falar de outros temas, estamos a ignorar o elefante na sala. Há várias questões do ponto de vista do produto televisivo que passa pela melhoria nas infraestruturas. A BTV, e agradeço por estar aqui, que tem de ser dos sócios e não da Direção do Benfica. Terá de ter um centro de decisão com bastante autonomia. Tem de trabalhar para os sócios. Terá de ser paga no meu entender, mas há algo que pode ser feito com a questão dos direitos televisivos, que é baixar drasticamente o valor da BTV. Baixando o peso do pacote de televisão poderemos passar de 365 mil assinantes para 4 milhões."
Modalidades
"Em masculinos não tem corrido bem, mas em femininos tem corrido bem. Temos de fazer duas coisas: trazer a infraestrutura toda para o mesmo sítio. Temos de criar o Benfica Campus das Modalidades. Precisamos de 25 mil hectares para conseguir agrupar todas as nossas modalidades num só local. Além disso, nos seniores, proponho fazer várias alterações de paradigma, não temos de pagar acima do mercado. Os atletas têm de vir para o Benfica para vencer, não porque querem receber mais."
Infraestruturas
"O Estádio ao ser aumentado em 15 mil lugares dá como garantia parte das receitas. Sendo financiado a 10 anos, numa operação de 80 milhões de euros, conseguimos não só amortizar esse financiamento como conseguimos ter desde o primeiro ano um cash-flow de 20 milhões de euros. Faremos o Campus das Modalidades com um município com capitais próprios."
Associativismo e Estatutos
"O Conselho dos Sócios terá 20 elementos que serão convidados por mim e outros 20 para quaisquer sócios que se queiram inscrever. As casas do Benfica têm que ser os locais onde todos os nossos plantéis de todas as modalidades, à exceção da equipa A de futebol profissional, têm de almoçar e jantar. Traz alegrias aos sócios. Estatutos? Sou a favor."
«Não nos respeitam como deveriam»
"O Benfica não tem tido correspondência entre o seu valor económico e institucional. Por isso é que não nos respeitam como deveriam. Temos de ir ao problema de raiz, que passa por saber defender o Benfica com institucionalidade e mostrar qual é o nosso peso social, económico e social."
O legado que gostava de deixar caso vença as eleições
"Gostaria muito de fazer dois mandatos: 8 anos. Se tiver o voto dos benfiquistas, o projeto que eu tenho na cabeça é para 8 anos e gostava de deixar 8 campeonatos e uma progressão europeia. O Benfica tem de tudo para vir a ganhar uma Taça europeia."