Tudo ou nada na Pedreira: só a vitória impede Vicens de entrar para a história... pela negativa | OneFootball

Tudo ou nada na Pedreira: só a vitória impede Vicens de entrar para a história... pela negativa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·20 février 2026

Tudo ou nada na Pedreira: só a vitória impede Vicens de entrar para a história... pela negativa

Image de l'article :Tudo ou nada na Pedreira: só a vitória impede Vicens de entrar para a história... pela negativa

SC Braga e Vitória SC voltam a medir forças este sábado, pelas 20h30, na Pedreira, sendo este o terceiro confronto entre os dois rivais do Minho na época 2025/26. O saldo é positivo para a turma de Guimarães, que ainda não sabe o que é perder frente aos bracarenses na atual temporada.

De uma forma natural, Carlos Vicens também não sabe o que é derrotar os conquistadores. Isto porque o técnico espanhol registou um empate na primeira volta, em Guimarães, e saiu derrotado na final da Taça da Liga - que foi disputada em Leiria -, sendo este um objetivo que está, ainda, por alcançar.


Vidéos OneFootball


O duelo da jornada 23 da I Liga surge, então, como a última e derradeira oportunidade para Vicens, que procura estrear-se a vencer frente ao Vitória SC. Atendendo a este histórico, o zerozero deparou-se com um curioso detalhe.

Considerando todas as épocas em que SC Braga e Vitória SC mediram forças por mais do que duas ocasiões - ou seja, em que existiram três ou quatro embates entre os dois emblemas em questão -, nunca os minhotos terminaram uma temporada sem derrotar a formação do Castelo.

De uma maneira ou de outra, o conjunto de Bracara Augusta conseguiu sempre vencer o rival de Guimarães por - pelo menos - uma ocasião nas épocas em que as duas equipas mediram forças em três ou mais jogos. Vicens arrisca-se, assim, a ficar na história do SC Braga... pelos piores motivos.

Vencer ou vencer, eis a obrigação

Antes de abordar o tópico em questão de forma mais analítica, vale a pena recuar no tempo e recolher os dados inerentes ao número de temporadas em que SC Braga e Vitória SC disputaram três ou mais jogos entre si na mesma época.

Para isso, nada melhor do que recorrer à vasta base de dados do zerozero. Até ao momento, o cenário apontando anteriormente aconteceu apenas em 12 temporadas - considerando todo o histórico de confrontos entre as duas equipas.

Eis a tabela que ajuda a resumir os dados recolhidos, do ponto de vista do SC Braga:

Assim sendo, o encontro deste sábado adquire contornos de elevada importância para Carlos Vicens. Em caso de novo empate ou de derrota, o técnico espanhol irá terminar a época como o treinador do primeiro SC Braga incapaz de derrotar o Vitória SC na equação em análise.

Qual o ponto de situação de cada uma das equipas?

Na antecâmara do exigente e emocionante embate, importa analisar o momento de forma de cada um dos intervenientes.

O SC Braga chega a este duelo após registar, na passada jornada, uma derrota no reduto do Gil Vicente, por 2-1. Ricardo Horta abriu o marcador, mas os golos de Gustavo Varela e Santi García foram suficientes para colocar o Galo no quarto posto da tabela classificativa.

Olhando por esse mesmo prisma, os bracarenses ocupam, atualmente, a quinta posição, com 39 pontos - 11 vitórias, seis empates e cinco derrotas em 22 jogos. Escorregar no Dérbi do Minho pode ser fatal para a turma de Carlos Vicens, que poderá ficar a quatro pontos do conjunto orientado por César Peixoto.

Para encontrar o Vitória SC, é necessário recuar alguns lugares, até à oitava posição da I Liga. Os vitorianos somam, até ao momento, 31 pontos, fruto de nove triunfos, quatro igualdades e nove desaires. Após um arranque atribulado, Luís Pinto tem conseguido dar a volta à situação e escalar na classificação.

Na última jornada, os homens que atuam de Rei ao peito triunfaram na receção ao Estrela da Amadora, por 2-1, com golos de Thiago Balieiro e Diogo Sousa. Derrotar o SC Braga torna-se, assim, um ponto-chave para colocar pressão aos rivais do Minho e atirar, por outro lado, Carlos Vicens para uma das páginas negativas da história bracarense.

Gverreiro ou Conquistador: qual irá sair vitorioso de mais um escaldante Dérbi do Minho?

À propos de Publisher