Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos | OneFootball

Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·24 décembre 2025

Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos

Image de l'article :Varandas fala após jogo do Sporting e diz nomes de quem condicionou arbitragens durante anos

Após a vitória do Sporting frente ao Vitória de Guimarães (4-1), Frederico Varandas reagiu à polémica do lance com Morten Hjulmand diante do Santa Clara, admitindo que não considera que haja grande penalidade. Na zona mista, o Presidente dos leões refere ainda que Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira dominaram a arbitragem em Portugal durante anos.

“Vínhamos aqui desfalcados. Temos tido algumas lesões, ausências pela CAN, mas mostrámos a força do grupo, do plantel. Foi um jogo à bicampeão”, começou por afirmar, na zona mista, após a vitória da equipa. Sobre a arbitragem, assumiu que já esperava as perguntas e explicou a sua postura.


Vidéos OneFootball


“O Sporting, na vitória ou na derrota, mantém a sua postura. Também somos humanos e cometemos falhas. Há dias em que não estamos tão bem. Mas tento sempre não fugir à postura que entendo ser a de gerir um clube desportivo e ter a cultura desportiva necessária. Sou obrigado a vir defender sobretudo o bom nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente.”

F. Varandas: “Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira"

O Presidente lembrou ainda que, historicamente, a arbitragem em Portugal não era independente: “Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração, e crescemos assim. Crescemos onde o erro era normal, seja do treinador, do jogador, do presidente ou do árbitro, teve uma forma completamente desproporcionada”.

Frederico Varandas defendeu que atualmente a arbitragem é independente e que os erros são humanos: “Quando digo livre e independente não é uma arbitragem sem erros. Tem erros. O que não admito é que me digam que a arbitragem está pior, que este ano está horrível, que antes era muito boa. Está pior em quê? A arbitragem, hoje, não tem dono. Não tem. E o que acontece? Se a arbitragem for assim, numa maratona de 34 jornadas, é normal que os erros humanos sejam proporcionais entre vários clubes. As pessoas não estão preparadas, inclusive parte da comunicação social, para ver erros a favor do Sporting”.

F. Varandas: "Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti"

Quanto ao lance específico com Hjulmand, Varandas foi categórico: “Eish, o que é isto? Erros a favor do Sporting. Vamos lá, Santa Clara. Penálti assinalado pelo João Pinheiro. Minha opinião: não é penálti, mas vamos dizer a verdade do lance. Vejo ex‑árbitros, comentadores, árbitros que sabem a verdade. Andou‑se 14 minutos a tentar encontrar uma falta? É mentira”, disse

Sobre o VAR, o dirigente máximo dos leões também criticou a demora na análise do lance: “O VAR, para mim mal… Há um toque na cara? Há. O VAR faz referência ao João Pinheiro a dizer que há penálti. E a seguir estiveram, de forma inexplicável, 13 ou 14 minutos a ver se há fora de jogo. Foi completamente incompreensível como ficam 12 minutos a tentar encontrar um fora de jogo. O que aconteceu? Escândalo nacional. Não se falava noutra coisa”, concluiu

À propos de Publisher