Papo na Colina
·16 octobre 2025
Vasco dá parte da SAF e Justiça libera empréstimo milionário com a Crefisa, entenda

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·16 octobre 2025
O Vasco recebeu sinal verde da Justiça para pegar um empréstimo de R$ 80 milhões com a Crefisa, empresa parceira do Palmeiras. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira pela juíza Caroline Rossy, da 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Segundo a magistrada, a operação tem amparo legal e faz parte das medidas estruturantes do processo de recuperação judicial do clube:
“Foram adequadamente comprovadas a legitimidade e a segurança jurídica da operação (…), razão pela qual defiro o pedido de autorização para celebração do contrato de financiamento emergencial na modalidade DIP Financing, com desembolso total de R$ 80 milhões, garantido por alienação fiduciária de 10 mil ações ordinárias de classe A da Vasco SAF”, escreveu. + Confira quais jogadores do Vasco foram expulsos após o apito final Pedrinho e José Roberto Lamacchia — Foto: Reprodução
O que o Vasco deu em garantia?
Para viabilizar o acordo, o clube ofereceu 10% das ações da SAF como garantia. Por estar em recuperação judicial, o empréstimo precisou passar pela avaliação do Judiciário.
Um ponto importante: a operação não precisará ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube. A justificativa apresentada foi de que não se trata de venda de ativos, mas sim de captação de recursos, com garantia sem transferência de posse.
Os argumentos destacados foram:
Mudança garantiu aprovação
Na proposta inicial, o administrador judicial e o Ministério Público pediam que a garantia fosse de 20% da SAF, o dobro do percentual acertado agora. Eles foram contra naquele momento.
Foto: Reprodução.
Com a redução da garantia para 10%, ambos emitiram pareceres favoráveis, destravando a autorização.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News