MundoBola Flamengo
·19 septembre 2025
Vasco muda time para clássico e tem ex-Flamengo como arma surpresa

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 septembre 2025
Enquanto o Flamengo vira a chave de volta para o Brasileirão, o Vasco se prepara para encarar o Rubro-Negro neste fim de semana. E terá mudanças no time titular, comandado por Fernando Diniz — uma por necessidade e outra por opção. E um ex-jogador do Mais Querido pode receber a chance de ser titular.
O Vasco tem lidado com alguns desfalques durante a preparação para enfrentar o Flamengo, o que obrigou Fernando Diniz a fazer algumas mudanças. Na zaga, Lucas Freitas cumpre suspensão automática, mas o verdadeiro problema está no meio-campo.
Três volantes da equipe rival estão lesionados e fora de combate neste momento. Reforço recente, Thiago Mendes trabalha com o grupo de forma parcial e, nesta sexta-feira (19), só participou do aquecimento. Não deve ser incluído na relação para o clássico.
Além disso, Tchê Tchê se recupera de lesão na coxa e está fora do jogo, assim como Jair. Este último tem cenário ainda mais grave, já que precisou passar por cirurgia no joelho direito. A previsão é de que só volte aos gramados no meio da próxima temporada.
Naturalmente, Fernando Diniz precisou encontrar soluções. Primeiro, na vaga de Lucas Freitas, o treinador optou pelo zagueiro colombiano Carlos Cuesta, ex-Galatasaray, outro nome que chegou há pouco tempo no Vasco. Assim, a zaga foi formada por dois reforços recentes: Cuesta e Robert Renan, ex-Zenit.
No meio-campo, outra mudança. Com o retorno de Hugo Moura, ex-Flamengo, após cumprir suspensão, Diniz aproveitou e inseriu o atleta no meio-campo. Quem perdeu a vaga foi Matheus Carvalho. No último jogo, contra o Ceará, os dois outros integrantes do setor foram Cauan Barros e Rayan.
Ainda há o problema da lateral-esquerda, em que Lucas Piton tem lesão na panturrilha. Fernando Diniz tem Puma Rodríguez e Victor Luís como opções, e o primeiro sai na frente pela vaga. Por fim, Andrés Gómez pode ganhar uma chance no onze inicial após agradar nos três primeiros jogos pelo Vasco.
Desfalcado, o Vasco também recorreu à base para se preparar. E pode ter uma arma surpresa contra o Flamengo: o volante Euder, que atua justamente na área mais prejudicada por lesões. Aos 20 anos, o atleta atua nas categorias de base do clube, mas ainda não recebeu uma chance entre os profissionais.
E o curioso é que Euder fez parte das categorias de base no próprio Flamengo. Entre 2020 e 2023, integrou as camadas sub-17 e sub-20 do clube, inclusive com uma boa média de gols para um volante. No entanto, decidiu assinar com o Novo Hamburgo e até estreou como profissional, mas não voltou mais a campo.
Assim, Euder fechou com o Vasco e, em 2025, já fez 38 jogos pela equipe sub-20 do rival. Agora, foi convocado para treinar com Fernando Diniz e deve aparecer como 'arma surpresa' entre os relacionados para o clássico do Brasileirão.
A partida entre Flamengo e Vasco, válida pela 24ª rodada do Brasileirão, está marcada para começar às 17h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro ocupa a liderança da competição, com 50 pontos, enquanto o rival é o 15º, com 23.