MundoBola Flamengo
·24 November 2025
Adriano Imperador relembra vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG em 2009

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 November 2025

O Flamengo conquistou uma das vitórias mais marcantes da campanha do título Brasileiro de 2009 ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 1, no Mineirão, em confronto direto da 34ª rodada. A equipe carioca enfrentou ambiente hostil antes mesmo da bola rolar, mas conseguiu transformar o cenário adverso em combustível para reagir dentro de campo.
O episódio, relembrado pelo atacante Adriano Imperador ocorreu em 8 de novembro, quando o Flamengo ainda buscava se aproximar da liderança. Enquanto o Atlético ocupava a terceira posição, o time rubro-negro aparecia em quarto lugar, ambos na perseguição ao Palmeiras.
A pressão exercida pela torcida atleticana marcou o pré-jogo, mas não impediu a atuação consistente do Flamengo. A equipe dominou o primeiro tempo, abriu vantagem e confirmou a vitória com gols de Petkovic, Maldonado e Adriano, consolidando um dos resultados decisivos daquela arrancada rumo ao título.
As equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira (25), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV.
Adriano Imperador destacou na biografia Meu medo maior que o Flamengo enfrentou um ambiente de forte pressão no Mineirão. O ex-atacante descreveu o impacto da torcida atleticana e a intensidade que tomou conta do vestiário rubro-negro antes da partida.
“Depois do Santos a gente pegou o Atlético no Mineirão, filho. Tu já foi lá? O quê? Meu irmão, o vestiário é cabuloso. A torcida dos caras canta pro caralh*. O barulho entra pelo basculante com tudo. Neguinho treme, filho.”
O ex-jogador também relatou como a chegada ao estádio elevou o clima de tensão. Segundo ele, o elenco percebeu que o ambiente estava diferente e precisou administrar o comportamento mais contido daquele dia.
“Porr*, a chegada no Mineirão foi pesada. A torcida deles canta pra caramba. Cercaram nosso ônibus, chacoalharam tudo…. A gente só ouvia as músicas da torcida. ‘Gaaaaalooooo’ pra tudo quanto era lado”.
Adriano afirmou que o vestiário rubro-negro iniciou a partida com sensação de desconforto, mas que a conversa final antes de entrar em campo mudou a postura geral. A percepção de que o time poderia perder para si mesmo, segundo ele, foi determinante para ajustar o foco antes do duelo.
O Imperador relatou que percebeu a necessidade de intervir no ambiente interno e chamou o grupo para uma conversa decisiva antes da equipe entrar no túnel que leva ao gramado. “Posso falar? O jogo estava perdido no vestiário. A torcida dos caras fazendo um inferno, tu acha que eles iam entrar no campo? Porr*, e a gente naquele clima de derrota.”
Ele afirmou ter reunido os atletas e questionado a apatia que dominava o elenco naquele momento. “Aí, rapaziada. Volta aqui. Volta todo mundo. Volta!… ‘Ninguém fez brincadeira. Porr*, assim não dá, não’”. Adriano disse ter lembrado os companheiros sobre a importância do jogo e do peso da camisa rubro-negra. “‘Foda-se quantas pessoas têm aqui hoje. Eles têm 60 mil? Isso aqui é Flamengo, caralh*. A gente tem 40 milhões do nosso lado’”.
O discurso precedeu uma atuação segura do Flamengo. A equipe abriu dois gols ainda no primeiro tempo, com Petkovic e Maldonado, e Adriano fechou o placar no fim da segunda etapa. O Atlético até diminuiu, mas o time carioca confirmou o triunfo por 3 a 1 e manteve a trajetória que culminaria no título brasileiro daquele ano.









































