Portal dos Dragões
·21 Februari 2026
Alan Varela renasce no FC Porto após passagem pelo banco de suplentes

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 Februari 2026

Alan Varela voltou a mostrar o seu melhor rendimento na equipa de Francesco Farioli, depois de um mês de janeiro em que iniciou a maioria dos encontros no banco. Uma novidade na carreira do argentino de 24 anos, habituado ao estatuto de titular no FC Porto, que, aparentemente, lhe fez bem. A concorrência de Pablo Rosario funcionou como um alerta que exigiu uma reação imediata do médio sul-americano.
À vista desarmada nota-se um atleta mais empenhado e com maior dinâmica ofensiva, como se comprova pela crescente influência no meio-campo atacante e até no último terço. Nas três últimas jornadas do campeonato, Varela aumentou significativamente o número de passes para zonas próximas da área adversária e regista um remate por jogo, atributos até agora mais associados a Rosario.
No plano defensivo, o argentino elevou ainda mais os seus índices, mostrando maior agressividade nos lances, em especial nas recuperações de bola e nos duelos ganhos. Alan Varela surgiu revitalizado após a passagem pelo banco e, para já, afastou a pressão de Pablo Rosario, que vinha a destacar-se na equipa de Francesco Farioli.
Contudo, o argentino terá de ter cuidado se pretende consolidar o seu lugar no onze, pois corre o risco de suspensão no campeonato. Se receber um cartão amarelo na receção ao Rio Ave fica automaticamente impedido de jogar na jornada seguinte, frente ao Arouca, podendo assim perder novamente a vaga para o internacional dominicano.
A disputa entre ambos beneficia a equipa, que dispõe presentemente de dois jogadores com crédito para a posição mais defensiva do meio-campo, embora Rosario ganhe vantagem pela polivalência, permitindo-lhe ocupar outros espaços no terreno. Aliás, os dois já foram alinhados juntos no onze.
Alan Varela mantém acesa a esperança de ser chamado para o Mundial 2026. Não sendo presença habitual no grupo liderado por Lionel Scaloni, o médio do FC Porto entrou na convocatória do selecionador argentino para a última jornada de apuramento para o campeonato do Mundo, sem, contudo, ter sido utilizado. Ainda assim, o facto de constar do radar de Lionel Scaloni abre-lhe alguma margem para cumprir esse sonho.
:









































