Gazeta Esportiva.com
·19 Januari 2026
Análise: São Paulo dá esperança ao torcedor após semana conturbada no clube

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 Januari 2026

O fim do Majestoso foi frustrante para o São Paulo, mas o torcedor conseguiu criar esperanças com o desempenho tricolor em Itaquera. A boa atuação no clássico ocorreu em um momento crucial na história do clube, que viu a aprovação do andamento do processo de impeachment contra o presidente Julio Casares.
Dentro de campo, o São Paulo precisava respirar um pouco mais aliviado após o baque da derrota para o Mirassol, na estreia, e a vitória suada contra o São Bernardo, no Morumbis. A atuação em Itaquera mostrou alguns pontos fortes para serem usados pelo técnico Hernán Crespo.
Para a partida, o argentino testou algumas mudanças, como as presenças de Ferreira e Pablo Maia no banco de reservas. Além disso, o treinador colocou Maik, de 21 anos e vindo de uma expulsão, como titular no lugar de Cédric.
Mesmo com números inferiores aos do Corinthians nos dois tempos de jogo, o São Paulo se mostrou organizado e mentalmente forte, suportando a pressão inicial – e natural – do Timão em Itaquera.
Após a metade da primeira etapa, o São Paulo marcou mais presença no campo de ataque e foi letal no cruzamento de Danielzinho para Gonzalo Tapia.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram

Tapia e Matheuzinho no Majestoso – Créditos: Rubens Chiri / São Paulo FC
Como previsto, o São Paulo foi para o segundo tempo com a missão de segurar a vitória, que seria a segunda de sua história jogando na Neo Química Arena.
Crespo gastou uma substituição para controlar os minutos de Wendell, que volta de lesão. Tirando esta alteração, procurou não mexer muito no esquema tático e trocou os jogadores por outros da mesma posição, como Cédric no lugar de Maik.
Apesar de estar mais recuado, o São Paulo continuou forte na partida e sofreu menos no segundo tempo do que no primeiro. Porém, não conseguiu parar o pivô de Pedro Raul para Breno Bidon, que deu o empate ao Corinthians.
Apesar do empate frustrante, o São Paulo conseguiu controlar o Corinthians e pode tirar boas lições do primeiro Majestoso de 2026. Crespo conseguiu achar novas variações táticas, mas ainda peca na demora para mudar a equipe durante o segundo tempo.
Danielzinho ou Marcos Antônio eram destaues ao recuperar a bola no meio de campo. Porém, os atletas, ao olharem para frente, encontravam Luciano, Tapia e Lucas já cansados e com baixa intensidade.
Além disso, após uma semana muito conturbada e estressante para o torcedor são-paulino, dentro e fora de campo, o Tricolor começa uma nova semana com um bom desempenho no clássico e a perspectiva de um novo futuro pela frente, após a primeira derrota de Casares no processo de Impeachment.
Com o empate, o São Paulo chegou aos quatro pontos no Campeonato Paulista, na nona posição. O Tricolor volta a campo nesta quarta-feira, quando recebe a Portuguesa no Morumbis, às 19h30 (de Brasília).









































