Gazeta Esportiva.com
·5 Desember 2025
Após ano desastroso, São Paulo faz reformulação e demite sete funcionários do CT

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 Desember 2025

O São Paulo iniciou, nesta sexta-feira, um processo de reformulação profunda no CT da Barra Funda após uma temporada marcada por falhas estruturais e um número inédito de jogadores no departamento médico.
Ao todo, sete funcionários foram demitidos: Almir Rosano (massagista), Cristiano Ramos (líder de rouparia), Ricardo dos Santos (massagista), Adriano Titton (preparador físico), Daniel Barbosa (encarregado de segurança), Luís Fernando de Barros (fisiologista) e Ailton Rodrigues (massagista).
As mudanças atingem o núcleo de saúde e desempenho esportivo do clube, justamente o setor mais questionado ao longo de 2025. A demissão do preparador físico Adriano Titton e do fisiologista Luís Fernando de Barros simboliza a tentativa de reorganizar um departamento que conviveu com números alarmantes: 70 lesões ao longo do ano, sendo 36 musculares, um índice superior ao total de partidas disputadas pelo time na temporada.
A crise física ficou exposta em diferentes momentos, mas ganhou contornos dramáticos na goleada por 6 a 0 sofrida diante do Fluminense, quando o Tricolor entrou em campo com 13 jogadores lesionados e um elenco completamente remendado. Nas últimas semanas, praticamente não houve rodada sem novas baixas.
Em algumas posições, o impacto foi ainda mais grave: o São Paulo chegou a ficar sem nenhum centroavante de origem, já que Ryan, Calleri e André Silva sofreram lesões ligamentares no joelho.
A reformulação mira 2026, mas chega em meio à reta final da temporada. Nesta sexta, o elenco se reapresentou com Luciano realizando trabalhos de recuperação e Alan Franco, que pode ser desfalque, na parte interna. Crespo ainda continua lidando com uma extensa lista de baixas: Lucas, Oscar, Calleri, André Silva, Ryan Francisco, Luan e Enzo Díaz seguem entregues ao departamento médico e são ausências certas.
O time encerra o Brasileirão no domingo, contra o Vitória, no Barradão, às 16h (de Brasília).









































