MundoBola
·23 Desember 2025
Botafogo anuncia treinador que disputou final contra Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·23 Desember 2025

O Botafogo anunciou oficialmente nesta segunda-feira (22) o substituto de Davide Ancelotti: trata-se do argentino Martín Anselmi, que já disputou uma final de campeonato contra o Flamengo. Aconteceu na Recopa Sul-Americana de 2023, quando o comandante estava à frente do Independiente del Valle.
Anselmi estava livre no mercado desde que foi demitido do Porto, logo após a Copa do Mundo de Clubes, em que o clube português foi muito criticado pelas atuações e a eliminação na fase de grupos. O contrato com o Botafogo foi firmado até o fim da temporada 2027.
Será a primeira experiência de Anselmi como treinador no Brasil, mas o histórico contra times brasileiros é maior. Em particular, a final da Recopa Sul-Americana de 2023, entre Independiente del Valle e Flamengo, em que o time equatoriano foi campeão em pleno Maracanã. A disputa foi para os pênaltis, mas terminou com triunfo dos visitantes.
As duas partidas da decisão, uma na casa de cada time, terminaram com o mesmo placar: 1 a 0. O Independiente del Valle venceu no Equador, enquanto o Flamengo levou a melhor no Maracanã. Nos pênaltis, contudo, o time de Anselmi levou a melhor por 5 a 4.
Além do Porto, Anselmi — que tem 40 anos — já foi o treinador principal de Unión La Calera-CHI, Independiente del Valle e Cruz Azul-MEX. Começou a carreira como auxiliar-técnico, função que desempenhou no próprio time equatoriano e no Internacional, além de Deportivo Garcilaso-PER e Atlanta-ARG.
O primeiro confronto entre o Botafogo de Anselmi e o Flamengo, que tenta fechar a renovação com Filipe Luís, ainda não tem data para acontecer. Isto porque os dois times estão no mesmo grupo do Campeonato Carioca, o B, e só pode encarar o rival nas quartas de final da competição, se o chaveamento encaixar.
Caso Botafogo e Flamengo não se enfrentem no Carioca de 2026, o primeiro embate entre os dois acontece no dia 14 de março, data marcada pela CBF para o confronto válido pela sexta rodada do Brasileirão, com mando do Botafogo. Os rivais voltam a se enfrentar no dia 30 de agosto, pelo returno da competição, com o Mais Querido de mandante.
Ao contrário do Botafogo, porém, o Flamengo vai voltar a disputar a Recopa Sul-Americana em 2026. O clube alvinegro jogou o torneio em 2025 e perdeu para o Racing, eliminado justamente pelo Rubro-Negro na semifinal da Libertadores. Como campeão da competição, o Mais Querido encara o Lanús, vencedor da Sul-Americana sobre o Atlético-MG.









































