Brasileiro de 87: Flamengo tem novo pedido rejeitado e Justiça aponta 'excesso' do clube | OneFootball

Brasileiro de 87: Flamengo tem novo pedido rejeitado e Justiça aponta 'excesso' do clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·8 Oktober 2025

Brasileiro de 87: Flamengo tem novo pedido rejeitado e Justiça aponta 'excesso' do clube

Gambar artikel:Brasileiro de 87: Flamengo tem novo pedido rejeitado e Justiça aponta 'excesso' do clube

Em nova rodada de julgamento, a Justiça do Rio de Janeiro julgou como improcedente ação movida pelo Flamengo em busca do reconhecimento do título brasileiro de 1987, dado ao Sport. Além disso, na decisão da 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, o Rubro-Negro foi acusado de "excesso" devido a um suposto abuso de direito na ação.

O Flamengo moveu o processo contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o São Paulo, com o objetivo de ter o título brasileiro de 1987 reconhecido na Justiça e a posse justa da Taça das Bolinhas. O juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, porém, ignorou os fatos e justificou que a polêmica já foi encerrada em instâncias superiores.


Video OneFootball


Assim, de acordo com o magistrado, não há uma nova interpretação possível sobre o tema. A decisão foi de manter o Sport como campeão brasileiro de 1987, com decisão transitada em julgado na Justiça, e o São Paulo com a Taça das Bolinhas.

Por fim, o juiz ainda afirmou que a ação foi uma tentativa do Flamengo de "ressuscitar" uma disputa que já estava resolvida na Justiça, o que poderia configurar abuso do direito de ação. O clube foi condenado a pagar custas processuais e R$ 20 mil em honorários advocatícios aos réus, CBF e São Paulo.

Agora, o Flamengo ainda pode recorrer da decisão. Apesar de o juiz insistir em dizer que a situação "já foi resolvida", o clube pode apelar ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para isso.

Sport se diz campeão sem enfrentar principais times

A afirmação de que o Sport seria o campeão brasileiro de 1987, ao invés do Flamengo, chega a soar engraçada quando se observa os adversários que cada time teve no torneio. O time de Recife encarou Guarani, Athletico-PR, Criciúma, Portuguesa, Atlético-GO, Inter de Limeira, Rio Branco, Joinville, Vitória, Bangu, Náutico, Treze, Ceará e CSA.

O Flamengo, legítimo campeão do Brasileiro de 1987, precisou enfrentar os principais times do Brasil: Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Goiás, São Paulo, Coritiba, Santos, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Bahia, Santa Cruz e Corinthians. O nível das duas tabelas mostra claramente quem venceu Série A e Série B.

Lihat jejak penerbit