Zerozero
·12 Januari 2026
Caso cumpra o contrato até ao fim, Farioli atingirá recorde ao serviço do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 Januari 2026

Chegado ao FC Porto no início da temporada, Francesco Farioli não precisou de muito tempo para conquistar até o mais cético adepto portista.
Apresentado como timoneiro dos azuis e brancos a 6 de julho, o italiano soma, seis meses volvidos, 23 triunfos em 27 jogos, num cenário que demonstra na perfeição o quão positiva tem sido a temporada dos dragões.
Neste momento, o FC Porto lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado, segue no 8.º lugar da fase de liga da Liga Europa e continua em prova na Taça de Portugal, onde vai defrontar o Benfica esta quarta-feira (na Taça da Liga, foi eliminado pelo Vitória SC).
Com estes dados em cima da mesa, André Villas-Boas decidiu premiar o técnico e ofereceu-lhe uma extensão de contrato, no caso até 2028- o anterior vínculo terminava em 2027.
Sendo certo que o mundo do futebol é bastante imprevisível, não é menos verdade que, caso fique efetivamente na cidade Invicta até ao término do contrato, Francesco Farioli deixará o seu nome na história do FC Porto. Tudo porque, em função da concretização desta premissa, torna-se-á o treinador estrangeiro com mais jogos pelo emblema azul e branco.
Neste momento, Bobby Robson lidera este ranking, com 113 jogos ao serviço do clube.
Na versão mais 'pessimista', isto na visão portista, Francesco Farioli terminará a temporada 2025/26 com 47 encontros somados- aos 27 que já tem, acrescentará 17 no campeonato, um na Taça (supondo que o FC Porto é eliminado pelo Benfica na quarta-feira) e dois na Liga Europa (assumindo que os dragões são eliminados da prova na fase de liga).
Por seu lado, nas próximas duas épocas que tem de contrato, o italiano sabe que fará, no mínimo, 35 jogos- 34 na Liga e um na Taça de Portugal (estes são certos, mas é bastante provável que o FC Porto dispute competições europeias e mais jogos nas taças).
Fazendo as contas, Farioli chegará a junho de 2028, no cenário mais modesto, com 117 jogos ao serviço do FC Porto. Este número dar-lhe-á, não só, a já referida liderança do ranking de treinadores estrangeiros com mais jogos pelo clube, mas colocá-lo-á também no 7.º lugar da lista de técnicos com mais jogos pelos portistas, atualmente liderada por Sérgio Conceição- poderá mesmo chegar ao 6.º lugar de Mourinho (127) caso dispute os tais encontros extras nas taças e na Europa.
E ainda que esta análise seja feita um pouco no campo da suposição, uma dado é factual: olhando para os treinadores com pelo menos dez jogos à frente do FC Porto, isto para termos uma amostra suficientemente significativa, Farioli é aquele que apresenta uma maior percentagem de vitórias (85,2 por cento).
Irá o italiano cumprir o contrato com o FC Porto até ao fim?









































