Hugogil.pt
·7 Februari 2026
DENUNCIADOS: Bastidores voltam ao centro da discussão no futebol

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·7 Februari 2026

Ontem assistimos àquilo que são as jogadas de bastidores do futebol português. Tudo começa com a proposta por Hjulmand, que obriga o Sporting a mantê-lo fora de um jogo. Com isso, o Sporting mostrou que o jogador não está totalmente comprometido com o projeto e que, à primeira oportunidade, quer sair. Estamos a falar de um capitão de equipa.
Se isto tivesse acontecido com um jogador do Benfica, ainda hoje estava a ser massacrado mediaticamente. O presidente tinha de vir dar explicações aos sócios e o clube era acusado de ter cedido a pressões externas.
O que fez o Sporting? Mais um pequeno-almoço com a comunicação social para criar teorias da conspiração em vez de explicar o que realmente se passou. Meteram os avençados do costume a ligar empresários ao Antero Henrique, que por sua vez é associado ao FC Porto.
Tem graça que quando Amorim estava no Sporting isso nunca foi problema. Até porque, com o Antero próximo do Sporting, conseguiram acabar com a seca de títulos e ganhar mais do que nas duas últimas décadas.
O FC Porto, percebendo o que aí vinha, colocou André Villas-Boas a desmontar a narrativa montada pelo Sporting junto do grupo Media Livre.
“Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social a tentarem aproveitar-se de uma derrota do FC Porto. O FC Porto atingiu os máximos históricos no arranque de uma competição e entendo a excitação de alguns meios de comunicação social que estão claramente alinhados de verde este ano e desde há uns anos, na tentativa de empolgar ainda mais o encontro. O campeonato terá a sua decisão em meados de maio, é lá que queremos ver o FC Porto no primeiro lugar, de resto é tudo show-off e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar esta onda verde propagada por alguns meios de comunicação social, alguns com microfones vermelhos e outros azuis, mas que têm uma tendência clara para o verde.” disse o presidente do FC Porto.
Com isto fica a ideia de que o Sporting continua a tentar controlar a narrativa na imprensa desportiva, sobretudo aquela que vive de atacar o Benfica. O FC Porto joga em antecipação porque sabe como estas jogadas funcionam.
E no meio disto tudo, o Benfica assiste, com o treinador a gerir o contexto sabendo perfeitamente como funciona o futebol português.








































