MundoBola Flamengo
·3 September 2025
Estádio do Flamengo: Bap dá ótima notícia, mas veta inauguração em 2029

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3 September 2025
Na última semana, o Flamengo se reuniu com a Prefeitura e assumiu o compromisso de construir o estádio no Gasômetro, mas não até 2029, data prevista inicialmente. O terreno está localizado no Centro do Rio de Janeiro, na região do Porto Maravilha.
Em entrevista à FlamengoTV, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, revelou que as condições impostas no edital foram o principal entrave para o clube acelerar o processo de viabilidade e desenvolvimento do projeto.
"Havia uma série de condicionantes para que a gente pudesse avançar, impostas no edital. À medida que fomos avaliando as pré-condições apresentadas como premissas no projeto inicial, nos deparamos com diversas dificuldades. As coisas não eram tão simples, rápidas ou fáceis de serem executadas. Não seria possível o Flamengo construir esse estádio para inaugurá-lo em 2029", disse Bap.
Entretanto, o mandatário deu uma ótima notícia ao torcedor do Flamengo e garantiu que o estádio do Gasômetro será construído. Além disso, deixou claro que a arena não vai comprometer os cofres do clube, sem a necessidade de o Mengão se tornar SAF.
"Quando passamos pela parte da viabilidade econômica, com a realidade da taxa de juros no Brasil, ficou claro que, para construir o estádio no prazo pré-acordado, teríamos que abrir mão da performance esportiva. Provavelmente, seria necessário transformar o Flamengo em SAF. Fizemos uma proposta para a Prefeitura e entendemos que o sonho continua de pé. O Flamengo terá seu estádio, mas não tão rapidamente quanto se imaginava", finalizou.
O Flamengo segue avançando nos estudos de viabilidade e no desenvolvimento do projeto do novo estádio. Na visão do clube, essa fase é considerada fundamental para garantir que a iniciativa realmente saia do papel. De acordo com a gestão atual, os estudos começaram há cerca de oito meses, quando Bap assumiu o comando do Rubro-Negro.
Para isso, o Flamengo conta com empresas especializadas, responsáveis por avaliações técnicas e econômicas: FGV, Arena Venues + Events, Soloeste Engenharia Ltda. e AECOM.