Portal dos Dragões
·17 Desember 2025
Farioli soma 19 vitórias em 23 jogos e consolida liderança do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·17 Desember 2025

A temporada do FC Porto tem corrido de forma exemplar, salvo pela eliminação precoce na Taça da Liga que impediu a presença na final four. No campeonato os dragões lideram de forma destacada e a recente vitória em casa sobre o Estrela da Amadora (3-1), na passada segunda-feira, confirmou o melhor aproveitamento pontual (95%) de sempre do FC Porto na I Liga, segundo a Playmaker.
O trabalho de Francesco Farioli começa, assim, a dar frutos após uma temporada 2024/25 bastante conturbada no Estádio do Dragão, que resultou numa sucessão de treinadores, com Vítor Bruno e Martín Anselmi a não conseguirem inverter o baixo rendimento da equipa.
O técnico italiano juntou-se ao FC Porto no último verão com a ambição de voltar a colocar o emblema azul e branco na rota dos títulos. Impulsionado pelo maior mercado de sempre, tal como anunciou André Villas-Boas, o plantel soma um saldo de 19 vitórias em 23 encontros disputados a poucos dias do fecho do ano civil de 2025.
Além dessas quase duas dezenas de triunfos, o FC Porto registou apenas duas derrotas – nenhuma delas na I Liga – e dois empates, um dos quais frente ao Benfica (0-0).
No total, Farioli apresenta uma taxa de vitórias de 82,6%, percentagem que ainda pode variar até ao final do ano, já que o FC Porto tem mais três jogos agendados – Famalicão, para a Taça, e Alverca e AVS, no campeonato.
Desde que começou a ser apontado ao FC Porto, a carreira de Farioli foi escrutinada, com destaque para a forma como, na última época, o Ajax deixou escapar o título na Holanda. Contudo, os números alcançados ao serviço do FC Porto são, até agora, bem mais favoráveis e aproximam o treinador de 36 anos do sucesso e afastam-no do pesadelo neerlandês.
Recuando um ano, entre o final de julho e dezembro de 2024, o Ajax de Farioli somou 21 vitórias, cinco derrotas e quatro empates em 30 jogos. Isso traduzia-se numa taxa de vitórias de 70%, uma percentagem claramente inferior à registada actualmente pelo FC Porto.
À medida que aproxima o FC Porto da recuperação do título, que escapa aos dragões desde 2021, Farioli também vai consolidando a sua adaptação a Portugal.
Recentemente, o treinador italiano passou a aceitar perguntas em português, afirmando compreender a maioria dos jornalistas, embora ainda não esteja preparado para comunicar fluentemente na língua.
Farioli já utiliza, em conferências de imprensa, algumas expressões em português e, na última segunda-feira, o técnico italiano também foi apanhado a cantar os “Filhos do Dragão”, cântico emblemático do FC Porto, momentos antes do apito inicial frente ao Estrela da Amadora.
Fica agora por ver se o FC Porto conseguirá sustentar o ritmo desta primeira metade da época em 2026. Farioli tem solicitado reforços para prolongar o ciclo vitorioso, enquanto André Villas-Boas manterá uma postura rigorosa quanto à exigência de conquistar títulos.









































