Francesco Farioli confirma ausência de Kiwior frente ao Rio Ave: «Não está a 100 por cento» | OneFootball

Francesco Farioli confirma ausência de Kiwior frente ao Rio Ave: «Não está a 100 por cento» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·21 Februari 2026

Francesco Farioli confirma ausência de Kiwior frente ao Rio Ave: «Não está a 100 por cento»

Gambar artikel:Francesco Farioli confirma ausência de Kiwior frente ao Rio Ave: «Não está a 100 por cento»

O FC Porto ainda não vai contar com Jakub Kiwior para o compromisso do próximo domingo frente ao Rio Ave. A garantia partiu do treinador portista, Francesco Farioli, que também abordou as outras posições do plantel.

Jakub Kiwior e Martim Fernandes perto do regresso: «O Kiwior tem evoluído muito, mas ainda não está a 100 por cento. Amanhã ainda não joga, não está pronto. O Martim também evoluiu bem. Esperamos que eles voltem nos próximos dias. Vamos ver no dia a dia. O Thiago Silva também teve um pequeno problema, estamos a avaliar a situação.»


Video OneFootball


Continuidade de Zaidu a titular: «A exibição do Zaidu foi muito positiva contra o Nacional. Vamos precisar do plantel todo, todos têm de estar prontos. Se mantivermos o calendário, ele vai estar preenchido. O Zaidu e o Francisco Moura vão jogar bastante.»

Alan Varela tem ganho o lugar a Pablo Rosario: «É absolutamente normal que existam altos e baixos. Não me canso de repetir que, para competir em todos os jogos, isto não é sobre 11 jogadores. É sobre todo o plantel. Podemos falar sobre os nossos 'números 6', 'números 8' como dos '10'. O Pablo Rosario pode jogar a 8, lateral, ou até central quando preciso. O Alan teve um papel importante no início da época, eu alternava-o com o Pablo. Depois, se calhar não esteve no seu melhor, mas teve uma grande responsabilidade nos seus ombros. Foi bom para ele descomprimir, carregar baterias. Hoje, está perto do seu melhor, sendo que há espaço para melhorias. Qualidade com bola, boa perceção dos momentos e sabe defender. Nesta parte, estou orgulhoso do plantel que temos.»

Eventual titularidade de Moffi: «Não há segredos. O Terem Moffi precisou de ganhar ritmo. Ele está a trabalhar muito. Está a voltar, a nível físico, à composição corporal de um atleta de elite. Quanto a uma possível titularidade, pode acontecer em breve. Agora, temos o Deniz Gul que está um passo à frente em condições físicas e de perceção do nosso jogo. Vamos precisar dos dois. Ter dois pontas de lanças, como Samu e Luuk De Jong, de fora, é algo quase único no mau sentido. O clube foi rápido a preparar-se para o pior cenário. A situação não é a ideal, preferia ter o Samu. Ainda assim, o Deniz Gul é um jogador que já evoluiu, o Moffi já provou o que vale. O Gabri Veiga e Rodrigo Mora sabem que podem jogar a falso 9, caso preciso.»

A exibição de Oksar Pietuszewski contra o Nacional: «O Oskar Pietuszewski chegou ao FC Porto depois da pausa no campeonato polaco. Ele esteve em miniférias. Estamos a meio da época, é complicado expô-lo a muitos minutos. Há uns dias, fizemos uns jogos amigáveis para recuperar o físico de toda a gente. E na próxima semana vamos fazer o mesmo para o Oskar, Moffi e Seko Fofana. Vamos ter muitos jogos para disputar nas próximas semanas.»

Lihat jejak penerbit