Glória nas luvas do conquistador-mor: Charles é o grande herói do Vitória SC | OneFootball

Glória nas luvas do conquistador-mor: Charles é o grande herói do Vitória SC | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·10 Januari 2026

Glória nas luvas do conquistador-mor: Charles é o grande herói do Vitória SC

Gambar artikel:Glória nas luvas do conquistador-mor: Charles é o grande herói do Vitória SC

De reviravolta em reviravolta, o Vitória SC caminhou até ao terceiro troféu nacional da sua história, depois da Taça em 2013 e da Supertaça no distante ano de 1988. Os vimaranenses estiveram em desvantagem frente ao FC Porto nos quartos, o Sporting nas meias e agora o rival SC Braga na grande final, mas a verdade é que venceram cada um desses jogos e conquistaram, assim, o troféu da Taça da Liga! 

Luís Pinto ficará na história, bem como a sua apetência para ser feliz em Leiria. Também Alioune Ndoye e os seus três golos a partir do banco nesta final four entram no folclore vitoriano. Mas o rei, o grande herói da noite das decisões, este sábado, foi o guarda-redes que teve mãos para tudo, incluindo a coroa de melhor em campo.


Video OneFootball


Charles Silva deixou passar o livre de Mario Dorgeles aos 16 minutos, mas depois disso nada mais. Se tinha brilhado com várias defesas na terça-feira (1-2), então fez o mesmo durante todo o jogo e guardou para o fim um dos momentos mais memoráveis do futebol português no passado recente: aos 90+10, voou para defender o penálti de Zalazar e selou a conquista de um troféu para o seu clube. Épico.

Quem é este novo rei do Vitória?

Com 31 anos de idade e na décima temporada ao serviço de clubes portugueses, é impossível classificar Charles como uma cara nova. Não é rookie nem sangue novo, mas é, ainda assim, um jogador que viveu este sábado o ponto mais alto da sua carreira. Só isso justifica um maior mergulho no indivíduo.

Foi precisamente no mercado de janeiro de 2016, há dez anos, que chegou a Portugal para representar o Marítimo. Esteve na Madeira seis temporadas até rumar ao Vizela, onde fez 15 jogos antes de rumar ao Chipre. Ao fim de um ano regressou a Portugal, no verão de 2023, para assinar pelo Vitória, onde está agora na terceira temporada.

É um currículo respeitável, mesmo que não propriamente impressionante. Aliás, ao lado do nome de um clube grande como o Vitória SC surge um asterisco, porque Charles não é o número um. Foi durante dois anos o suplente de Bruno Varela - leia aqui a recente entrevista do ex-capitão -, e 2025/26 tem mexido com as emoções: começou a temporada a titular, mas acabou por perder o lugar para o jovem Juan Castillo.

Em Guimarães, o brasileiro é isso mesmo. Um suplente seguro e capaz, do tipo que consegue ganhar um prémio de guarda-redes do mês na Primeira Liga na efemeridade de uma lesão de Varela (março de 2024), mas, mesmo assim, um suplente.

Depois deste arranque de ano e desta noite de glória, é possível que o estatuto mude. Mudando ou não, uma coisa é certa: Charles é um herói e tem um lugar real, palpável e duradouro na história de um dos maiores clubes em Portugal.

«Deus disse-me que ia marcar o meu nome aqui neste clube»

Sendo a figura da noite, distinguido como melhor em campo pelo zerozero e não só, Charles Silva teve a oportunidade de se expressar perante os vários microfones que circulam em torno de um jogo desta magnitude. O guardião natural de Belo Horizonte aproveitou a oportunidade para agradecimentos e para levar outros nomes até aos holofotes que incidiam sobre si.

«Vemos o Charles a fazer a defesa, mas por trás disso há muito trabalho. Quero enaltecer o Castillo, o Lucão [Lucas Furtado] e mandar um abraço para o Gui [Guilherme Cardoso], que fez uma cirurgia e este título é para ele também. O grande Douglas, o mister Maia... é um estudo. Eles ajudaram-me muito», disse, em declarações à Sporttv (pode encontrar o vídeo completo aqui).

«Quando eu vim para cá, deus disse-me que ia marcar o meu nome aqui neste clube. Creio que agora já está marcado. Marca para mim, marca para a geração que está a chegar e para os adeptos que merecem fazer esta festa.»

Minutos mais tarde, o guarda-redes do Vitória SC falou também à restante imprensa nacional, incluindo ao zerozero. Pode aceder a essas declarações através do vídeo abaixo.

Lihat jejak penerbit