Zerozero
·20 Desember 2025
Herói gilista voltou para anular génio de André Luiz

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 Desember 2025

O génio de André Luiz pareceu, até muito tarde, contrariar quase a totalidade do filme do jogo e deixou o Rio Ave à beira dos três pontos, mas, aos 90+10, Pablo Felipe - que regressou após quatro jogos - aproveitou a confusão na área para fazer o que sabe melhor: marcar o 2-2 final e dar pontos ao Gil Vicente.
Em busca de alcançar a sua melhor 1ª volta da história, o Gil Vicente recebia um Rio Ave também a fazer história esta época, com um português - João Tomé - a titular pela 1ª vez em 2025/26. Com essa ambição, os gilistas entraram com tudo na partida, a pressionar alto, em bloco, e muito atrevidos no remate - oito remates nos primeiros 15 minutos - fruto da sua verticalidade e processos simples.
Do outro lado, o Rio Ave estava com enormes dificuldades na construção e em contrariar essa pressão do Gil (muito bem conseguida) e foi um fantasma ofensiva durante a maior da 1ª parte. Os comandados de César Peixoto iam ameaçando das mais diversas formas, testando Miszta entre os postes e acabaram por ser felizes quando, aos 39', um grande trabalho de Gustavo Varela desmarcou Murilo Souza na direita da área e este rematou para o tão aguardado 1-0.
Contudo, sem que nada o previsse - o futebol tem destas coisas -, o Rio Ave, que até então tinha sido absolutamente inofensivo, sem fazer qualquer remate, empatou dois minutos depois, precisamente na reposição de jogo: André Luiz foi servido na direita, soltou o génio, arrancou por aí fora, entrou na área e rematou fortíssimo para o 1-1.
Depois de uma 1ª parte que deixou muito a desejar, o Rio Ave tentou entrar mais paciente com bola, chamando a pressão gilista, que já não era tão intensa. Apesar disso, as dificuldades de ligação permaneciam e o jogo baixou um pouco de qualidade durante um pouco, mesmo com a entrada de Pablo Felipe, goleador gilista. No entanto, André Luiz mostrou estar num dia de inspiração máxima e, aos 66', desbloqueou o jogo com mais uma grande arrancada pela direita, cruzando tenso para a pequena área, onde Antonio Espigares foi infeliz e marcou auto-golo.
O Gil acabou, contudo, por responder «na mesma moeda», foi para cima e, apenas quatro minutos depois, Tidjany Touré tirou um «coelho da cartola» e marcou um golaço de fora da área, que acabou anulado pelo VAR - mão no decorrer da jogada - para desespero gilista. O jogo tinha mudado totalmente de figura e o Gil era obrigado a correr, pela primeira vez, atrás do prejuízo, frente a um Rio Ave seguro como ainda não se tinha visto na partida.
A ponta final de jogo teve uma chuva impressionante e até direito a consecutivos apagões esporádicos da luz do estádio, o que foi parando o ritmo. O Gil Vicente tentou a todo o custo retirar algo do jogo e encostou o Rio Ave às cordas, mas os vila-condenses defenderam-se com unhas e dentes até não aguentarem mais. O balde água gelada surgiu aos 90+10, depois da expulsão de Nikitscher, pelo herói que deixava saudades: Pablo Felipe aproveitou a confusão na área, na sequência de um livre quase no meio campo, e rematou para o 2-2 final.
André Luiz (Rio Ave): o brasileiro continua numa forma espetacular e teve dois lances geniais, que alimentaram a sua equipa - que tão pouco fez por merecer, enquanto um coletivo.
Pablo Felipe (Gil Vicente): um goleador mostra do que é feito. O Gil passava por dificuldades ofensivas nos últimos tempos, entrou atrevido, mas foi desperdiçando muito. Pablo regressou aos relvados e logo a marcar um golo importantíssimo.
Marvin Elimbi (Gil Vicente): Clayton teve um jogo apagadíssimo e em muito se deve à grande exibição defensiva do francês. Muito forte e coeso.
O árbitro Diogo Rosa teve um jogo muito complicado, que acabou manchado por uma 2ª parte difícil. O golo anulado a Touré deixa muitas dúvidas - a bola ressalta em Aguilera e só depois vai ao braço de Luís Esteves - e a expulsão de Nikitscher também pode ser algo excessiva, principalmente pelo primeiro amarelo.

Onze do Gil Vicente:
Andrew Ventura, Zé Carlos, Antonio Espigares, Marvin Elimbi, Hevertton Santos, Facundo Cáseres, Luís Esteves, Murilo Souza, Santi García, Joelson Fernandes, Gustavo Varela

Onze do Rio Ave:
Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Jonathan Panzo, Jakub Brabec, João Tomé, Brandon Aguilera, Andreas Ntoi, Nikos Athanasiou, André Luiz, Clayton Silva, Ole Pohlmann

Sotiris Sylaidopoulos não estará no banco de suplentes do Rio Ave, depois de ter sido expulso na última jornada

Do lado do Gil Vicente, nota para a presença de Pablo Felipe, melhor marcador da equipa, no banco de suplentes. O avançado falhou as últimas quatro jornadas devido a lesão.
1':

Começou a partida!
1':

Começou a partida
5':

Gil Vicente: Marvin Elimbi
respondeu ao canto na esquerda e surgiu ao segundo poste a cabecear forte para grande defesa
35':

Gil Vicente: Santi García
respondeu ao cruzamento milimétrico de Murilo na direita e com a bola no ar rematou ao primeiro poste. Passou pertíssimo
39':

GOLO Gil Vicente! Murilo Souza marca
Murilo Souza marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
Marca o Gil! Zé Carlos desmarcou bem Gustavo Varela na direita e este recebeu muito bem e serviu Murilo na área, que puxou para o é esquerdo e rematou cruzado para o 1-0
41':

GOLO Rio Ave! André Luiz marca
André Luiz marca o seu 5º golo na prova (15 jogos)
Empate! Bola longa, sobra para André Luiz na direita e este foi por aí fora até entrar na área e rematou fortíssimo para o 1-1
45 +1':

A 1ª parte foi quase de sentido único, com um Gil Vicente muito melhor e a não dar espaço, com uma boa pressão, ao Rio Ave. Os gilistas chegam justamente ao golo inaugural, mas acabam «traídos» com um lance de génio de André Luiz para fazer o 1-1.
66':

GOLO Rio Ave: Antonio Espigares marca na própria baliza!
Reviravolta do Rio Ave! André Luiz voltou a soltar o génio, arrancou pela direita, entrou na área e cruzou tenso para a pequena área, onde Clayton estava pronto a marcar. Contudo, Espigares teve azar e cortou para dentro da própria balizaGolaço! Hevertton ganhou em zona adiantada, deixou em Touré na meia esquerda e este puxou para o pé direito e rematou em arco para um grande golo. Está feito o 2-2
71':

VAR analisa:
possível mão na bola no decorrer da jogada
74':

GOLO INVALIDADO Gil Vicente:
por mão na bola de Luís Esteves a meio da jogada
90 +2':

Rio Ave: Brandon Aguilera
surpreendeu e rematou de livre direto na direita, obrigando Andrew a grande defesa
90 +6':

VAR analisa:
brevemente possível mão na área do Rio Ave, mas manda seguir
90 +9':

Cartão vermelho para Tamás Nikitscher (Rio Ave)
Tamás Nikitscher vê o seu 1º vermelho na prova (9 jogos)
90 +10':

GOLO Gil Vicente! Pablo Felipe marca
Pablo Felipe marca o seu 9º golo na prova (12 jogos) Pablo Felipe marcou o seu 14º golo na equipa (36 jogos)
Empata o Gil! Livre largo batido na esquerda, quase no meio campo, a defesa não afasta bem a bola e esta sobra para Pablo Felipe, que remata para o 2-2
90 +14':

O árbitro apita para o final da partida!
Melhor em campo:

André Luiz (RAFC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Num jogo muito difícil a nível ofensivo para a sua equipa, foi o seu génio individual que fez acreditar até muito tarde. Grande jogo, com um golo e meio, por assim dizer.
Langsung


Langsung







































