Zerozero
·6 Desember 2025
<i>Leõezinhos</i> vencem em Felgueiras com rugido <i>graúdo</i> e eficácia saída do banco

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 Desember 2025

Com o rugido graúdo de Rodrigo Ribeiro e a eficácia da combinação entre Flávio Gonçalves e Lucas Anjos - ambos saltaram do banco de suplentes -, o Sporting B venceu (0-2) na deslocação ao reduto do FC Felgueiras, em jogo a contar para a 13.ª jornada da II Liga. Após um primeiro tempo sem golos - e com pouco para contar, diga-se -, ambas as formações protagonizaram um segundo tempo digno de cinema.
As duas formações apresentaram estratégias distintas à entrada para este duelo. Os felgueirenses foram superiores na reta inicial do embate, controlando e ditando o ritmo de jogo, face à postura algo apática dos leões. Já os visitantes, por sua vez, deixaram a turma da casa jogar, recorrendo a contra-ataques rápidos - principalmente pelos flancos -, na tentativa de ferir os adversários.
Duas posturas distintas, mas que tiveram o mesmo resultado no primeiro tempo: nulo. O estado algo deteriorado do relvado, face à chuva intensa que se fez sentir em Felgueiras, também não promoveu um espetáculo digno de bilhete - foram várias as quedas ao longo do duelo - e o marcador manteve-se inalterado até à ida para os balneários.
No segundo tempo, a narrativa foi completamente distinta e recheada de emoção. Rodrigo Ribeiro, a abrir, inaugurou o marcador - o camisola '28' combinou na perfeição com Rafael Nel, aproveitando um passe na profundidade, e atirou a contar, garantindo alento aos Bês do Sporting. Daí em diante, jogo mudou - os da casa tentaram responder, os visitantes resguardaram a vantagem e respondiam com eficácia nos contra-ataques.
Eficácia, essa, que demorou a surtir efeito, já que o Sporting B protagonizou três golos invalidados no decorrer do jogo. O experiente Rodrigo Ribeiro bisou, aos 54 minutos, mas o tento foi anulado, devido a Rômulo Júnior ajustar a bola com o braço no decorrer da jogada.
Manuel Mendonça (71') e Flávio Gonçalves (78') também balançaram as redes contrárias, mas ambos os lances foram invalidados devido a posição irregular - trabalho eficaz e correto da equipa de arbitragem, confirmado pelo VAR em tempo oportuno. Até ao final, não faltaram oportunidades e emoção: Jean Felipe esteve apenas seis minutos em campo, até receber vermelho direto por agressão, antes de Lucas Anjos aproveitar um passe milimétrico de Flávio Gonçalves para fechar o resultado. O Sporting B regressa, assim, a Lisboa com três importantes pontos na bagagem!

Onze do FC Felgueiras:
Cristiano Figueiredo, Filipe Cruz, Afonso Silva, Dário, Pedro Rosas, Henrique Martins, Gabi Pereira, Landinho, Mario Rivas, Lucas Duarte, Vasco Moreira

Onze do Sporting:
Francisco Silva, Salvador Blopa, Rômulo Júnior, David Moreira, Rodrigo Dias, Paulo Cardoso, Samuel Justo, Kauã Oliveira, Mauro Couto, Rodrigo Ribeiro, Rafael Nel

Landinho sofreu uma lesão no período de aquecimento e foi, assim, substituído na ficha de jogo por Feliz Vaz.
1':

Começou a partida! Rola a bola em Felgueiras!
9':

A claque do FC Felgueiras entoa um cântico de apoio a Léo Teixeira, camisola '9' do clube, que está ausente devido a um acidente doméstico. O avançado sofreu queimaduras na sequência de um incêndio na sua habitação.
15':

FC Felgueiras tem dominado e controlado o ritmo de jogo até ao momento! O Sporting B tem apresentado muitas dificuldades em impor o seu estilo de jogo, sendo que a turma da casa tem estado irrepreensível no que toca aos momentos cruciais de antecipação, assentes em pressão alta.
16':

Uma nota, também, para o relvado do FC Felgueiras. À medida em que a chuva se adensa e se torna cada vez mais intensa, o reduto de jogo dos caseiros fica cada vez mais escorregadio. Têm sido vários os atletas afetados por esta condição.
18':

Sporting: Salvador Blopa
aparece isolado no segundo poste, na sequência de um pontapé livre, mas é travado por uma enorme defesa de Cristiano Figueiredo, que deu o corpo às balas.
27':

Ainda que os primeiros minutos deste encontro tenham sido dominados (quase na íntegra) pelo FC Felgueiras, o duelo tem estado mais equilibrado nesta fase do jogo. O Sporting B tem tentado, recentemente, construir de forma curta e impor o seu estilo de jogo - algo que não conseguiu no arranque do confronto. Por sua vez, a turma da casa protagonizou as primeiras e principais ocasiões de perigo no duelo e continua bastante acutilante na procura da baliza contrária.
Intervalo:

Apesar da superioridade do FC Felgueiras no arranque do duelo, os últimos minutos foram de algum equilíbrio. A turma da casa tem sido, ainda assim, superior, protagonizando as principais ocasiões de perigo e aparecendo frequentemente em terrenos avançados. O Sporting B, por sua vez, apresentou dificuldades no que toca a impor o seu ritmo de jogo. Importa, também, destacar que o estado do relvado tem vindo a deteriorar-se cada vez mais, o que prejudica o espetáculo do embate - são vários os jogadores que já sofreram com esta condição do terreno de jogo e múltiplas as quedas no decorrer do embate.
46':

GOLO Sporting! Rodrigo Ribeiro marca
Rodrigo Ribeiro marca o seu 5º golo na prova (9 jogos)
Rafael Nel combina na perfeição com Rodrigo Ribeiro, lançando o camisola '28' na profundidade, que inaugurou o marcador com um remate certeiro. Cristiano Figueiredo fica mal na fotografia - o guardião podia ter feito mais para travar o remate do leãozinho.
50':

FC Felgueiras: Mario Rivas
aparece em posição de finalização, estica-se e remata com a ponta do pé, obrigando Francisco Silva a uma ENORME defesa! Trabalho fenomenal do guardião leonino!
54':

GOLO INVALIDADO Sporting:
Rodrigo Ribeiro coloca a bola no fundo das redes, mas o lance é invalidado após revisão VAR devido a Rômulo Júnior ajustar a bola com o braço.
56':

VAR analisa:
possível falta no decorrer do lance.
59':

VAR confirma:
lance invalidado.
71':

GOLO INVALIDADO Sporting:
Manuel Mendonça rubrica o segundo do encontro, mas o lance é invalidado por posição irregular de Paulo Cardoso!
72':

VAR analisa:
decisão a ser avaliada.
73':

VAR confirma:
lance bem ajuizado.
78':

GOLO INVALIDADO Sporting:
Flávio Gonçalves balança as redes contrárias, com um chapeuzinho, mas o lance é invalidado por posição irregular!
79':

VAR confirma:
decisão acertada.
86':

Samuel Justo (Sporting) remata à barra!!!
O camisola '96' atira de muito longe, determinado, e abana por completo com a estrutura da baliza contrária! Que perigo!
87':

FC Felgueiras: Mathys Jean-Marie
tenta desestabilizar, com um remate potente, mas Francisco Silva está atento e trava com uma enorme defesa!
90 +3':

Cartão vermelho para Jean Felipe (FC Felgueiras)
devido a uma agressão a Flávio Gonçalves. Jean Felipe vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
90 +7':

GOLO Sporting! Lucas Anjos marca
Lucas Anjos marca o seu 1º golo na prova (6 jogos) Lucas Anjos marcou o seu 3º golo na equipa (35 jogos)
Flávio Gonçalves lança Lucas Anjos na profundidade e o camisola 67 picou a bola por cima de Cristiano Figueiredo.
90 +9':

O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:

Resultado justo, face ao trabalho produzido pela turma leonina no segundo tempo! O intervalo fez bem aos pupilos de João Gião, que entraram no duelo com uma postura distinta - mais aguerrida. O Sporting B aproveitou a fragilidade caseira, face ao cansaço, e mostrou-se letal no ataque, protagonizando várias jogadas de perigo.
Melhor em campo:

Rodrigo Ribeiro (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Anotou o golo inaugural, crucial para inspirar a restante equipa. Foi uma ameaça constante, principalmente no segundo tempo.









































