O que é feito de Afonso Patrão, herói do último jogo entre Sporting e SC Braga? | OneFootball

O que é feito de Afonso Patrão, herói do último jogo entre Sporting e SC Braga? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·3 Oktober 2025

O que é feito de Afonso Patrão, herói do último jogo entre Sporting e SC Braga?

Gambar artikel:O que é feito de Afonso Patrão, herói do último jogo entre Sporting e SC Braga?

A jornada 8 da Liga Portugal Betclic tem como principal destaque o sempre escaldante Clássico entre FC Porto e Benfica, no próximo domingo pelas 21h15. Contudo, duas horas antes, há outro jogo grande. Sporting e SC Braga defrontam-se em no Estádio José Alvalade, numa rivalidade que tem ganho dimensão nos últimos anos.

Na temporada passada, o jogo no reduto leonino aconteceu a 7 de abril, coincidentemente um dia após o Clássico, e acabou empatado a uma bola. Apesar de não se tratar de um resultado particularmente entusiasmante, foi uma partida memorável para Afonso Patrão, que marcou aos 87 minutos o golo do empate para os minhotos - o seu primeiro como profissional.


Video OneFootball


A dois dias de mais um Sporting - SC Braga, relembramos, neste artigo, o herói improvável do último encontro entre as duas equipas, tentando responder às inevitáveis questões acerca do seu paradeiro e potencial.

Gelar Alvalade à Patrão

Na época transata, a corrida pelo título ficou praticamente limitada a Sporting e Benfica, após o SC Braga ter vencido o Porto em casa, a 8 de março, e retirado os dragões da luta pelo campeonato.

Os arsenalistas mantiveram uma disputa acesa pelo terceiro lugar, que dá acesso direto à fase de liga da UEFA Europa League, com os azuis e brancos, até ao final do campeonato.

No dia 7 de abril, os minhotos tinham um jogo muito importante. O Porto foi goleado em casa pelo Benfica na véspera, e os bracarenses podiam ultrapassar os dragões caso conseguissem trazer qualquer resultado positivo de Alvalade.

Do outro lado, contudo, estava o campeão nacional e um ataque temível liderado por Viktor Gyokeres que, inevitavelmente, abriu o marcador logo no primeiro quarto de hora.

A precisar de pontuar para ultrapassar o Porto, o treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, lançou Afonso Patrão, avançado de 18 anos da formação bracarense, aos 83 minutos. O miúdo tinha feito a sua estreia profissional frente ao FC Porto um mês antes.

Após quatro minutos em campo, o jovem internacional português apareceu sozinho na pequena área e, com um pouco de sorte à mistura, finalizou de cabeça o cruzamento de Rodrigo Zalazar, e empatou a partida.

Os bracarenses traziam um ponto de Alvalade, após terem sido goleados por 5-0 nas três visitas anteriores, enquanto os leões eram ultrapassados pelo Benfica no primeiro lugar, na fase decisiva da época.

A cinco jogos do fim, o SC Braga passava para terceiro lugar, com mais um ponto de vantagem relativamente ao FC Porto. Todavia, os minhotos não tiveram uma reta final de campeonato positiva. Dois empates e uma derrota nas últimas três jornadas impediram o SC Braga de se manter no pódio.

Afonso Patrão continuou a ser aposta Carlos Carvalhal, participando em quatro dos últimos cinco jogos dos bracarenses, três deles titular, onde somou ainda uma assistência.

De volta aos campos da Liga 3

Depois de nomes como Pedro Neto, Francisco Trincão, David Carmo, Rodrigo Gomes e Roger Fernandes, o jovem ponta de lança parecia ser o próximo produto das camadas jovens do SC Braga a singrar na equipa principal.

Membro da seleção sub-17 que chegou à final do Europeu da categoria em 2024, Patrão é presença regular nas seleções de formação e considerado um dos avançados portugueses mais promissores da sua geração.

No entanto, findada a temporada 2024/2025, os arsenalistas despediram o técnico português e assinaram com Carlos Vicens, antigo adjunto de Pep Guardiola, que faz a sua estreia como treinador a nível sénior.

Em vésperas do regresso dos minhotos a Alvalade para a oitava jornada da I Liga, Afonso Patrão ainda não leva nenhum minuto pela equipa A na temporada, sendo apenas opção pelo conjunto secundário.

Contudo, o jovem não se tem propriamente destacado na Liga 3. O avançado estreou-se a marcar pela equipa B no passado domingo, no empate a duas bolas diante do AD Marco 09, e fez o seu único golo nos cinco jogos disputados até ao momento no terceiro escalão.

Analisando os números, o atleta natural de Esposende não é propriamente um goleador a nível de clubes, desde a sua passagem pelos juvenis do SC Braga. Na última temporada só fez três tentos em 19 jogos pelos Sub-19, e zero pela equipa B, mas foi merecedor da confiança de Carlos Carvalhal.

Para lá dos golos, as suas exibições no conjunto secundário dos arsenalistas têm sido um pouco inconstantes. Patrão perdeu praticamente um mês inteiro de pré-época às ordens de Carlos Vicens, após ter contraído uma lesão ao serviço da seleção sub-19 em junho.

Além disso, o SC Braga fez um investimento recorde no seu plantel para esta temporada, com quase 30 milhões de euros gastos, num mercado de verão que viu chegar Pau Victor do FC Barcelona. Custando 12 milhões aos cofres bracarenses, o avançado espanhol foi a contratação mais cara da história do clube.

O atleta de 23 anos tem caraterísticas muito similares a Patrão. São ambos avançados móveis de porte médio, mas com verticalidade e podem fazer o papel de segundo avançado numa dupla de pontas de lança.

A forte concorrência e os problemas físicos podem explicar a perda de espaço no plantel principal do jovem, em quem o clube deposita grandes esperanças. À data deste artigo, Afonso Patrão não figurou em nenhuma convocatória de Vicens.

Tem um exemplo para seguir

Apesar deste contratempo na carreira, há que sublinhar que o avançado ainda tem apenas 18 anos, pelo que está numa fase perfeitamente normal para seu processo evolutivo.

O futebol moderno habituou-nos a ver jogadores de tenra idade a aparecer com destaque nas equipas séniores, mas não é, de todo, o percurso natural para a maioria dos atletas. Se virmos por outra perspetiva, com idade de escalão Sub-19, Patrão está a queimar a etapas pelo facto de disputar a Liga 3.

Além disso, o jovem avançado tem proximidade com um exemplo muito semelhante ao seu, na forma de Gorby Baptiste. O médio francês, atualmente com 23 anos, também se apresentou ao futebol português com um golo em Alvalade.

Corria a época 2021/2022, e também Carlos Carvalhal lançou Gorby, na altura com apenas 19 anos, na reta final do encontro com o Sporting. Aos 97 minutos, o meio-campista recebeu a bola no centro do campo, atirou rasteiro fora de área e deu a vitória ao conjunto bracarense em casa, na altura também, do campeão nacional, no seu quarto jogo na equipa principal.

Apesar deste cartão de visita, a utilização do atleta francês foi intermitente na temporada seguinte, onde apenas realizou 13 jogos. À procura de mais minutos para a sua promessa, o SC Braga emprestou Gorby ao Paços de Ferreira em 2023, que na época militava na Segunda Liga.

Só após uma temporada a jogar regularmente no segundo escalão é que o médio começou a ganhar a preponderância esperada no plantel principal dos arsenalistas. Em 2024/2025, o gaulês realizou 39 jogos onde marcou um golo. Esta época Gorby participou em 13 dos 14 jogos da equipa minhota até agora.

Não é, portanto, de todo alarmante para Afonso Patrão ter caído, pelo menos no futuro próximo, das opções do comandados de Carlos Vicens.

Quem sabe se não seguirá o exemplo do colega francês, e estará, daqui a dois anos, a liderar a linha ofensiva dos bracarenses...

Lihat jejak penerbit