Rui Borges: «Tivemos a sorte de defrontar duas das melhores equipas da Europa, Bayern e PSG» | OneFootball

Rui Borges: «Tivemos a sorte de defrontar duas das melhores equipas da Europa, Bayern e PSG» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·19 Januari 2026

Rui Borges: «Tivemos a sorte de defrontar duas das melhores equipas da Europa, Bayern e PSG»

Gambar artikel:Rui Borges: «Tivemos a sorte de defrontar duas das melhores equipas da Europa, Bayern e PSG»

O Sporting volta a entrar em ação na Liga dos Campeões esta terça-feira e tem um teste de fogo, recebendo o poderoso PSG, detentor em título do troféu. Rui Borges, treinador leonino, fez a antevisão da partida, em conferência de imprensa, e deixou rasgados elogios aos parisienses, que apelida como uma das melhores equipas do Mundo, mas mostrou-se confiante em obter um bom resultado.

Antevisão ao jogo: «É um grande jogo, de Champions, onde teremos de ter a maturidade demonstrada nos jogos desta prova. A nossa casa tem sido uma fortaleza. O Sporting tem dado uma demonstração enorme do que é capaz, da sua ideia e personalidade. Que sejamos capazes de o fazer novamente, contra uma grande equipa, talvez a melhor da Europa, porque foi quem conquistou este troféu. Tivemos a sorte do sorteio nos dar duas das três melhores equipas da Europa atualmente, o Bayern e o PSG. Juntava aqui o Arsenal. Tem de ser um orgulho para nós, uma motivação enorme, para mostrarmos que estamos a este nível.»


Video OneFootball


Boletim clínico: «Já falei antes do jogo do Casa Pia. Pote e Diomande possivelmente poderão estar, sem certezas, para o jogo de Arouca.»

Maior desafio da carreira? «O que mais me desafiou foi o dia que entrei nesta casa. Qualquer dia que passe nesta casa, é o maior orgulho da minha vida. Estou num grande clube. Todos os dias tenho de tentar ser melhor, para ganhar mais e acrescentar história. Defrontar os melhores, para mim treinador, mas jogadores também, tem de ser uma motivação boa, para mostrarmos que nos batemos com os melhores. Acima de tudo, é um desafio, mas não é o maior desafio da minha carreira.»

Dormência e ausências: «Dormência está a passar, já sinto os dedos. Já veio o Bragança, com sorte volta para a semana o Pote e Diomande. Aos poucos eles chegam e torna a equipa mais forte. Amanhã precisamos de coragem para defrontar os melhores, em termos coletivos e individuais. Independentemente de quem meta, estarão todos motivados. Queremos uma demonstração da grandeza deste coletivo e deste clube.»

Ausência de Hjulmand: «Hjulmand? Jogará outro. Jogamos com 11 e todos são capazes, todos são solução e grandes jogadores. Quando falha um colega, motivam-se ainda mais para mostrar que somos uma grande equipa.»

Mais um grande duelo na Champions: «Equipa tem dado grande resposta na Champions, com grande maturidade. Jogamos em casa, onde defrontamos uma grande equipa, a equipa com mais posse na Champions, mais passes, com mais golos, igualado com o Dortmund. É fortíssima na reação à perda e transição. Ganha muito no meio campo ofensivo. Temos de perceber onde podemos perder bola e de que forma é que poderemos causar perigo. Olharão para nós com respeito por tudo o que temos feito esta época.»

Sporting com outra imagem europeia: «Penso que sim, até mesmo porque os media têm passado outras informações dos clubes. É algo que nos motiva a querer mostrar que somos bons, dentro do que somos como equipa. Respeitamos quem está do outro lado, causam dificuldades e temos de as encarar com motivação enorme, para mostrar o que somos a nível interno e externo. Têm olhado para nós de forma diferente e é mérito nosso. Somos um grande Sporting, com grandes jogadores, onde o coletivo é a estrela da equipa. O coletivo é que faz aparecer o individual. Sabemos o que são capazes de nos expor, mas também sabemos que nos respeitam. Os adeptos serão importantes para nos sobrepormos. Precisamos de continuar a ser corajosos e responsáveis.»

Defesa será chave? «O Sporting não só na defesa, mas no ofensivo, tem sido uma grande equipa. Será um grande jogo, com duas equipas ofensivas, que marcam muito e demonstra bem a qualidade de ambas. Do outro lado, está um coletivo fortíssimo, com os melhores do Mundo nas suas posições. Será um desafio maior para nós anular esse coletivo. O jogo em alguns momentos resolve-se num pormenor individual e temos de anular essa inspiração.»

Acredita no top-8: «Vou sempre focar-me no jogo de amanhã. Depois, veremos o que seremos capazes, que terá uma consequência. Mais tarde, pensaremos no Athletic Bilbao. Não faço contas antecipadas. Quero que a equipa mostre a sua qualidade, perante uma grande equipa. Continuarmos o nosso crescimento, porque temos muita qualidade.»

Estratégia poderá ser mais defensiva? «Em Munique não foi diferente. Percebo a pergunta, porque jogou o Edu, mas ele jogou a lateral direito e não a central. Em relação à estratégia contra o Bayern, não mudámos nada. Defrontámos é uma grande equipa, que nos obrigou a jogar em bloco baixo, que não acontece muito internamente. Contra as grandes equipas, muda um pouco. O PSG é muito dinâmico. O Vitinha e João Neves não têm posição fixa, como o Dembélé. Será difícil acionar os momentos de pressão que gostamos. Internamente conseguimos mais vezes e amanhã obrigará a baixar, por vezes, um pouco o bloco, mas mais pela capacidade do adversário, do que por mudança nossa. Podem mudar comportamentos individuais, mas pelo adversário ter qualidade coletiva e individual.»

Pontuar frente ao PSG pode motivar: «Equipa está confiante, está motivada. Percebe que estamos lá uns para os outros. Querem dar o seu melhor, percebem que estão a regressar os colegas e que a equipa vai ficar mais forte. Vão estar super motivados e temos de entrar no jogo para vencer, como fazemos em qualquer jogo.»

Elogios de Luis Enrique: «Acredito que o mister Luis Enrique tenha olhado para os nossos jogos em casa, mas também fora, onde temos dado grande resposta. Por tudo o que temos sido capazes em todos os jogos. Temos tido sempre esta personalidade, mas temos ganho maturação.»

Faye: «Está em Lisboa, mas ainda não é jogador do Sporting, por isso não me vou alongar muito. Quando for apresentado, podem perguntar-me.»

Lihat jejak penerbit