Zerozero
·19 Oktober 2025
Taça de Portugal: Rio Ave eliminado pelo Sintrense; Tondela cumpre na deslocação a Vila Real

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 Oktober 2025
Tarde de muitos jogos e algumas surpresas típicas da Taça de Portugal. Entre os duelos a envolver equipas da I Liga, destaque para a eliminação do Rio Ave aos pés do Sintrense (3-2) e para os triunfo tranquilo do Tondela na visita ao terreno do Vila Real (1-5). Já na deslocação ao terreno do Ançã, equipa dos distritais da AF Coimbra, o Casa Pia saiu por cima, sem direito a contestação da equipa local (0-3).
Em Sintra, a formação local, que atualmente milita no Campeonato de Portugal, surpreendeu os vilacondenses. Marc Gual até conferiu vantagem à turma forasteira, mas Henrique Henriques ativou uma recuperação notável ainda antes do intervalo. No que havia para jogar da partida, Valdu Té bisou e, em corrida contra o tempo, o melhor que o Rio Ave conseguiu foi encurtar distâncias por intermédio de Zoabi.
Quanto aos beirões, precisaram de apenas três minutos para chegar-se à frente. Yefrei Rodríguez fez o primeiro do jogo e da conta pessoal com a camisola do Tondela, mas a resposta do Vila Real chegaria ainda na etapa inicial, cortesia de Chiquinho.
No entanto, ainda antes do intervalo, João Afonso recolocou os visitantes na dianteira, numa espécie de aviso para a tranquilidade em forma de golos que surgiria na segunda metade.
Nessa fase, Yarlen, Jordan Siebatcheu e Yaya Sithoe também inscreveram os seus nomes na lista de marcadores e proporcionaram um regresso a casa tranquilo para o Tondela.
Na visita à pequena vila do município de Cantanhede, em Coimbra, o Casa Pia teve em Larrazabal a figura maior da partida. Com um bis, o lateral espanhol deu corpo ao favoritismo dos gansos, que ainda foram a tempo de fechar a contagem nos derradeiros instantes da partida.
Nos restantes jogos da Taça de Portugal, importa referir que o Atlético CP deixou o Felgueiras pelo caminho (2-0), enquanto o Lusitânia de Lourosa não deu lugar a
Quanto ao Comércio e Indústria, recebeu e surpreendeu o Vianense por números robustos (3-0), o Lusit. Évora goleou o Olivais e Moscavide (4-1), enquanto o Caldas levou a melhor sobre o Mirandela pela margem mínima (1-0).
Por último e entre os jogos sem direito a prolongamento, importa referir que o Vila Meã derrubou o Vila Caiz - da AF Porto Divisão Liga Pro - (1-0), ao passo que o Mortágua derrubou com sucesso o Portimonense (clube) (2-0).
Nos duelos onde as equipas precisaram de tempo extra, o Leixões saiu por cima na deslocação a Amarante (1-2), o 1º de Dezembro ultrapassou o Benfica de Castelo Branco nas grandes penalidades (1-1, 5-4), tal como o Marinhense diante do Anadia (0-0, 6-7).
Entre equipas algarvias, o Silves soube manietar o favoritismo do Louletano e seguiu em frente (2-1).