Torcedores se mobilizam para preservar acervo histórico do Flamengo deixado por Dudu Vinicius | OneFootball

Torcedores se mobilizam para preservar acervo histórico do Flamengo deixado por Dudu Vinicius | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·18 September 2025

Torcedores se mobilizam para preservar acervo histórico do Flamengo deixado por Dudu Vinicius

Gambar artikel:Torcedores se mobilizam para preservar acervo histórico do Flamengo deixado por Dudu Vinicius

Colecionador e conselheiro do Flamengo, Dudu Vinicius faleceu em junho de 2024


O legado de Dudu Vinicius, um dos maiores colecionadores da história do Flamengo, está em vias de se tornar oficialmente patrimônio do clube. Ao longo de vida, o conselheiro do Mengão reuniu acervo particular de aproximadamente 22 mil peças, incluindo fotos, documentos e objetos raríssimos que contam a trajetória rubro-negra.

O material de Dudu é avaliado em milhões de reais e representa um dos maiores conjuntos históricos já reunidos sobre o Flamengo. Para evitar que esse tesouro se perca, torcedores e admiradores iniciaram uma campanha de arrecadação online, através do link vakinha.com.br/5727896.


Video OneFootball


A ideia é adquirir os lotes do acervo e doá-los oficialmente ao clube. O primeiro, em negociação, conta com 70 peças, mas o objetivo final é garantir a preservação integral da coleção. Cada contribuição, segundo os organizadores, é considerada fundamental para que a memória do Flamengo seja preservada como patrimônio eterno, acessível às futuras gerações.

Quem é Flamengo sabe: história também é título”, afirmam os responsáveis pela iniciativa em homenagem a Dudu, ressaltando que cada torcedor pode ajudar a transformar a paixão em ação concreta pela preservação da identidade do clube.

QUEM FOI DUDU VINICIUS?

Em resumo, conselheiro, curador do museu e maior colecionador da história do Flamengo, Eduardo Vinicius faleceu no fim de junho de 2024. Desse modo, ‘Dudu’ ou ‘Chato’ para os íntimos, o rubro-negro chegou a ser homenageado com um minuto de silêncio em jogo no Maracanã, além de nota divulgada pelo clube.

“O Clube de Regatas do Flamengo e o Museu Flamengo lamentam profundamente o falecimento do grande rubro-negro Eduardo Vinicius. Curador do museu, devotou sua vida à preservação da memória do Clube. Sócio Benemérito, Eduardo era o maior colecionador da história do Flamengo. Seu acervo contempla mais de 22.000 itens relacionados ao Clube, como camisas, ingressos, flâmulas, fotos, documentos etc. Frequentava as regatas, os ginásios e os estádios. Estava com o Flamengo em todos os lugares. E o Flamengo sempre estava com ele, perto, em seu acervo, memórias e amizades. Deixou um grande legado para o Clube imortalizado em forma de museu. O #CRF e o Museu Flamengo se solidarizam com os familiares e amigos neste momento triste. Descanse em paz, Dudu”.

Lihat jejak penerbit