MundoBola Flamengo
·8 Oktober 2025
Wesley na Roma: 60 dias depois, como está status do cria do Flamengo na Itália

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·8 Oktober 2025
Vivendo a primeira experiência na Europa desde que deixou o Flamengo, Wesley tem brilhado no início pela Roma. Com seis jogos disputados até aqui, todos como titular, o lateral-direito vem acumulando bons números e fazendo jus ao dinheiro investido pelo time de Gian Piero Gasperini.
Wesley deixou o Flamengo e se juntou à Roma há cerca de dois meses, com estreia oficial no dia 23 de agosto. E já começou com gol, decidindo a vitória por 1 a 0 sobre o Bologna, pela primeira rodada do Campeonato Italiano. Depois, atuou novamente contra Pisa, Torino, Hellas Verona e Fiorentina, no Nacional, e Lille, na Europa League.
Em todos esses jogos, Wesley foi titular. Atuando como ala pela direita, o cria do Flamengo desempenha uma função ainda mais ofensiva do que fazia nos tempos em que vestia o Manto. Era justamente essa a intenção de Gasperini ao buscar a contratação do lateral, algo que já havia tentado fazer na Atalanta. O negócio, na época, caiu de última hora.
Brilhando nas participações em campo, Wesley não tem se destacado apenas entre o elenco da Roma, mas também considerando o Campeonato Italiano como um todo. O "Sofascore", por exemplo, tem o cria do Flamengo com a segunda média entre todos os jogadores da equipe, com 7,14. Matías Soulé lidera, com 7,67.
Vale ressaltar que Soulé, que é atacante, é o único jogador que marcou mais de um gol pela Roma na atual temporada da Série A. Foram três, enquanto outros quatro atletas fizeram um cada: Wesley, Bryan Cristante, Lorenzo Pellegrini e Artem Dovbyk.
Considerando apenas laterais-direitos, Wesley tem a segunda média em toda a Série A. Os 7,14 do cria do Flamengo só ficam atrás dos 7,40 de Benjamin Pavard, da Inter de Milão. Entre todos os defensores da liga, Wesley é o 11º.
O bom desempenho no clube, claro, chamou atenção na Seleção. Com dois amistosos pela frente, contra Coreia do Sul e Japão, Carlo Ancelotti convocou Wesley para os dois jogos. A questão é que o ex-Flamengo sofreu uma lesão na tíbia durante o jogo contra a Fiorentina e precisou ser cortado da lista.
A questão não é grave, mas requer precaução. Por isso, houve o entendimento que o melhor a fazer seria o corte do jogador. O que não deixa de ser uma boa notícia para a Roma, que terá Wesley de volta e em tratamento. A expectativa é de que esteja pronto para voltar logo após a Data Fifa, contra a Inter de Milão, pela Série A.
Obviamente, nem todas as atuações foram perfeitas. Atualmente, a avaliação é de que quando está confiante, Wesley torna o lado direito o mais perigoso da Roma em todo o campo. No entanto, ainda demonstra uma dificuldade em particular que atraiu algumas críticas: os cruzamentos.
Os comentários sobre as bolas alçadas envolvem uma suposta afobação de Wesley, que estaria cruzando algumas bolas sem olhar para a área. Roberto Pruzzo, ídolo da Roma, chegou a questionar a presença do lateral na Seleção após uma atuação ruim de todo o time.
"Vou prestar atenção em Carlo Ancelotti. Se ele convocar Wesley, significa que o Brasil também tem problemas. Se esse é o nível, estamos em uma situação complicada", disparou.
Os defeitos existem, claro, mas Wesley se tornou uma bela arma da Roma nesta temporada. Ainda em fase de adaptação ao futebol europeu, o lateral precisa naturalmente trabalhar algumas combinações com os companheiros, e os cruzamentos entram nessa conta. O fato é que o brasileiro parece contar com a confiança de Gasperini.
O próximo jogo de Wesley pela Roma está programado para o dia 18. O cria do Flamengo é esperado no time titular, caso se recupere a tempo, já que o desafio contra a Inter envolve um embate direto na Série A. O time da capital é o segundo colocado, enquanto o de Milão é o quarto. A bola rola a partir de 15h45 (horário de Brasília).