Zerozero
·15 novembre 2025
A garantia do presidente do Besiktas sobre o fim de carreira ou adeus de Rafa: «Iremos à FIFA»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 novembre 2025

Com a saída do Besiktas e o alegado final de carreira cogitado, Rafa Silva viu o presidente do clube, Serdal Adali, comentar a situação em seu torno. Além de explicar que teve uma conversa com o antigo internacional português, o dirigente ameaçou seguir com o caso para a FIFA, se o jogador não reconsiderar a decisão a fim de permanecer.
«Rafa saiu de campo aos 73 minutos do jogo contra o Basaksehir. O agente dele pediu uma reunião e assim foi. Depois, encontramo-nos com o Rafa e jantámos juntos. Achei que havia um problema com a substituição dele e queríamos resolvê-lo. Trabalhámos bastante para isso. Mas quando conversei com o Rafa, disse que não tinha problemas com ninguém e que queria deixar o futebol», começou por dizer em conferência de imprensa.
«Depois de um tempo, mudou de ideias e disse que queria ir para outro sítio, apresentando argumentos diferentes. Não há necessidade de procurar culpados. Queríamos o Rafa desde o início. Não devíamos nada ao Rafa financeiramente. Ainda temos as mesmas expectativas em relação a ele. Sempre o tratamos com muito cuidado, atendendo a todas as suas necessidades. Foi acolhido como nosso jogador. Como adepto do Besiktas, eu gostaria que um dos meus melhores jogadores saísse?», acrescentou.
«Se ele quiser sair, foi informado de que haveria uma cláusula. O agente do Rafa respondeu: "Deixe-me trazer três milhões de euros e deixá-lo sair daqui". Isto é o Besiktas. Os jogadores não podem ditar as próprias regras aqui. Se um jogador quer sair do Besiktas, o Besiktas define as condições e a decisão final é do Besiktas. O Rafa é um jogador contratado. Ou ele retribui o carinho que lhe é demonstrado imediatamente e cumpre suas obrigações até ao término do contrato ou entrega o contrato e sai», explicou ainda.
Se ele não aceitar, não poderá ir a lugar nenhum até o fim do contrato. Se necessário, pagamos-lhe e ele ficará aqui. Mas ninguém pode sair simplesmente porque quer sair. Ninguém pode desrespeitar o Besiktas. Se necessário, iremos à FIFA. O Besiktas não irá comprometer os seus objetivos. O cerne do problema reside no Rafa. Trouxe o maior número de jogadores portugueses para a Turquia e encontro-me com todos constantemente. O Rafa é uma figura singular. Se não conseguimos lidar com a situação, podem imaginar o resto. Não há necessidade de procurar culpados», concluiu.
A cumprir a segunda temporada ao serviço do Besiktas, Rafa Silva soma um total de 64 jogos, 23 golos e 15 assistências em época e meia.









































