Leonino
·23 novembre 2025
Abel dá Brasileirão como perdido e há um ex Sporting à beira de ser campeão

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·23 novembre 2025

Abel Ferreira parece ter desistido do título no Brasileirão após o empate do Palmeiras com o Fluminense (0-0) e a vitória do Flamengo sobre o Bragantino, resultados que deixaram a equipa separadas por quatro pontos a três jornadas do fim do Campeonato. Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting e atual jogador do 'Megão', tem via aberta para se sagrar campeão.
"Não adianta dizer nada, não foi bom ter sete ou oito jogadores fora, basta ver como eles vieram. Muitos nem treinaram bem, sei como funcionam as seleções. Acho que devemos canalizar a nossa energia agora para a final da Libertadores. Temos um jogo a meio da semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue e, na altura certa, iremos falar sobre o que foi este campeonato brasileiro. Não é possível jogar dois, três jogos seguidos e depois disputar uma final de Libertadores", afirmou Abel.
O treinador português referiu que o cansaço recente e a ausência de vários jogadores nas datas FIFA foram fatais: "Não há tempo para respirar, nem para descansar. Vocês falaram em energia e acho que isso é bem evidente. Não é porque eles não tentem. Falou em inspiração, não foi? É isso que se nota. Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos. Acho que é injusto falar só de um jogador", disse.
O técnico tem pouca esperança em conquistar o título que venceu pela última vez em 2023: "Vais um por um e começas a ver que não foi bom a paragem da FIFA, os jogos que tivemos fora não foram bons, jogar sem sete ou oito jogadores não foi bom, ter jogadores castigados importantíssimos no motor do meio-campo - porque perdemos o Lucas Evangelista, perdemos o Andreas nestes jogos em que perdemos jogadores para as seleções. Sabemos a importância de ter um motor criativo e potente... Este foi um jogo muito transpirado e pouco inspirado", concluiu.
Já Gonzalo Plata – avaliado em 8 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Ruben Amorim muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.


Live







































