Nosso Palestra
·18 settembre 2025
Abel Ferreira valoriza resultado, fala sobre ‘aculturar’ jovens e destaca jogo no Allianz: ‘Faltam 90 minutos’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·18 settembre 2025
O Palmeiras entrou intenso em campo e venceu o River Plate por 2 a 1, no jogo de ida das quartas de finais da Libertadores, na Argentina. O placar foi construído ainda no primeiro tempo, com gols de Gustavo Gómez e Vitor Roque. O clube argentino marcou o gol no final do segundo tempo, com chute de fora da área. O próximo jogo será na quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
Após a partida, Abel Ferreira falou com a imprensa sobre a partida, reformulação do elenco palmeirense e decisão na escalação.
Temos trabalhado muito ao longo desses últimos quinze dias. Foi uma pena o Andreas ter ido para a seleção, mas faz parte. Nosso adversário começou no 3-5-2, mas fizemos uma primeira parte muito boa, chegamos com mérito ao 2 a 0. No segundo tempo eles mudaram o esquema, perdemos um pouco do encaixe no meio-campo pelo lado direito, criaram superioridade, e tivemos que sofrer, defender um pouco mais baixo. O gol deles acabou sendo o que foi. Mas conquistamos o resultado que vínhamos procurando.
-Claro que é uma vitória importante, mas não passa disso. Ainda temos a segunda parte, que será em nossa casa. É verdade que desde o início do ano estamos reformulando o elenco, mas seguimos a competir em todas as frentes: foi assim no Paulista, no Mundial, e estamos fazendo uma boa campanha na Libertadores. Parece fácil, mas não é. Precisamos aculturar esses jogadores, porque no Palmeiras o tempo e a paciência são curtos.
-Estamos a trabalhar muito, trabalhar bem, e esse processo de adaptação é fundamental. Saíram 16 jogadores e entraram 17, contando também com os da base. Desde que estou aqui, a equipe sempre competiu. Nem sempre vamos ganhar, mas sempre competimos. Agora faltam 90 minutos em nossa casa. – disse o treinador.
Temos trabalhado muito nos últimos tempos, ainda mais com jogadores novos. Fizemos algumas alterações na dinâmica da equipe. Essa situação específica eu não gosto muito de falar, porque depois acabam copiando (risos). Já fazia isso na equipe B do Braga, até por questão de adaptação ao gramado. Aqui é um tapete, a relva não levanta, não há buraco nenhum. Apesar das muitas mexidas no elenco, a cobrança é sempre a mesma, mas as coisas não funcionam de imediato. Nós sabemos que o Andreas bate muito bem na bola parada, e vinha jogando pouco no último clube, fez um ou dois jogos nesta temporada que se iniciou. É uma boa opção.
-Essa é a minha função: escolher. Entendo a pergunta sobre quem é titular ou reserva, mas a minha função é essa. As pessoas não sabem, mas eu demorei oito anos para fazer meu curso como treinador: quatro de teoria e quatro de prática. E erro e acerto como todos. O mais importante é que eles estejam preparados para ajudar a equipe. Acima de todos nós está a equipe. A estrela é a equipe. – comentou Abel Ferreira.
O Palmeiras recebe o River Plate na próxima quarta-feira (24) no Allianz Parque pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Antes, a equipe de Abel Ferreira enfrenta o Fortaleza no sábado (20), às 21h (de Brasília) pelo Brasileirão também no Allianz Parque.
Palmeiras x Fortaleza – Brasileirão – 20/09 (sábado), 21h (de Brasília)
Palmeiras x River Plate – Libertadores – 24/09 (quarta-feira), 21h30 (de Brasília)