Algoz dos brasileiros na Sul-Americana, Del Valle busca manter retrospecto positivo contra o Atlético | OneFootball

Algoz dos brasileiros na Sul-Americana, Del Valle busca manter retrospecto positivo contra o Atlético | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·21 ottobre 2025

Algoz dos brasileiros na Sul-Americana, Del Valle busca manter retrospecto positivo contra o Atlético

Immagine dell'articolo:Algoz dos brasileiros na Sul-Americana, Del Valle busca manter retrospecto positivo contra o Atlético

Protagonista de um crescimento recente no futebol sul-americano, o Independiente Del Valle transformou-se em uma pedra no caminho dos brasileiros. Nesta terça-feira, o clube equatoriano recebe o Atlético Mineiro em busca da manutenção do retrospecto positivo em competições Sul-Americanas.

Bicampeão da competição, o Del Valle coleciona quatro enfrentamentos contra clubes brasucas nos mata-matas da Sul-Americana. Os equatorianos eliminaram o Corinthians na semifinal em 2019, o Vasco nos playoffs deste ano e conquistaram o seu segundo título diante do São Paulo, em 2022.


OneFootball Video


Somente em uma oportunidade o Independiente Del Valle saiu derrotado para brasileiros em mata-matas da competição. Em 2021, o Red Bull Bragantino  diminuiu o retrospecto negativo e classificou para as quartas de finais, na campanha que terminou com vice-campeonato.

Além do saldo favorável pela Sul-Americana, o clube equatoriano também carrega façanhas vitoriosas nas outras disputas. Pela Pré-Libertadores, o Del Valle despachou o Grêmio dentro da Arena. Já na Recopa, o Flamengo sofreu em pleno Maracanã e perdeu o título nas penalidades.

Apesar da perda do título em 2023, o Rubro-Negro é um dos clubes com retrospecto positivo contra o time equatoriano. Em 2020, o Mengão venceu a Recopa contra o Del Valle. Nos anos seguintes, os dois times também se enfrentaram pela Libertadores, somando seis confrontos, com três vitórias do Flamengo, duas do Del Valle e um empate.

Além do time carioca, o Palmeiras também ameniza o retrospecto brasileiro sendo o único clube com 100% de aproveitamento em quatro jogos contra o time equatoriano.

Adversário do Del Valle no próximo compromisso, o Atlético Mineiro tem um confronto equilibrado no histórico. Em quatro embates, todos em Libertadores, o Galo venceu dois, empatou um e perdeu um.

Argentino goleador e trio com passagem pelo Brasil

Líder do campeonato nacional, o Independiente Del Valle é comandado no meio-campo por um trio equatoriano com passagem discreta pelo Brasil. Juan Cazares, Júnior Sornoza e Jhegson Méndez não deixaram saudade pelos clubes defendidos, mas viraram protagonistas no retorno ao país natal.

Ex-São Paulo, Jhegson retornou ao clube que foi revelado nesta temporada após passagem sem brilho no Morumbi. O meia foi comprado da MLS passou uma temporada emprestado ao Elche e chegou no início do ano no Del Valle. No retorno ao clube, o equatoriano assumiu a titularidade e voltou ao radar da seleção.

Outra contratação desta temporada foi Juan Cazares. O meia de 33 anos com passagens por Atlético, Corinthians, Fluminense, América Mineiro, Santos e Paysandu também precisou de pouco tempo no Del Valle para reencontrar o bom futebol.

Na atual temporada, Cazares tem oito participações em gols, sendo quatro bolas na rede e quatro assistências, em 35 jogos.

Entre os três meias com experiência no Brasileirão, apenas Sornoza está há mais tempo no Independiente del Valle. O jogador ex-Corinthians e Flu chegou na quinta temporada como uma engrenagem importante no clube equatoriano. Em 2025, Sornoza marcou quatro gols e deixou cinco assistências em 31 atuações.

Além do meio-campo formado pelo trio, o Independiente Del Valle conta também com um setor ofensivo inspirado comandado pelo argentino Claudio Spinelli. O centroavante é o artilheiro do campeonato nacional e acumula 24 gols em 40 jogos na temporada.

Aos 28 anos, o argentino desencantou no clube equatoriano. Contratado do futebol uruguaio, Spinelli superou pela primeira vez a marca de dez gols em apenas uma temporada e virou a esperança ofensiva do Del Valle. Na Sul-Americana, o centroavante balançou as redes três vezes, sendo duas contra o Vasco.

Visualizza l' imprint del creator