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·21 ottobre 2025

América do Sul ganha nova rota turística dedicada ao futebol

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A América do Sul ganhou uma nova rota turística dedicada exclusivamente ao mundo do futebol, conectando a paixão pelo esporte que une Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Afinal, a iniciativa coroa o fim da Presidência Pro Tempore brasileira à frente do Mercosul e consolida uma articulação liderada pelo Ministério do Turismo. A ação conta com a parceria do Ministério do Esporte para a instituição do roteiro.

Assim, a iniciativa, alinhada à marca “Visit South America”, busca usar o futebol – uma das manifestações culturais mais profundas e transversais da América do Sul –para promover uma experiência integrada, diversificada e sustentável. Dessa forma, o intuito é fortalecer o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e de cooperação na região. Portanto, o objetivo central é potencializar o turismo esportivo e aumentar o fluxo de viajantes internacionais entre os países do bloco.


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“Este é um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino. “A Rota vai fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais”, acrescenta Sabino.

Futebol movimenta a economia local

Segundo dados da Fifa e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol. Assim, os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos. Neste contexto, os estádios de futebol se destacam como espaços de encontro e de memória viva, onde se entrelaçam história, arquitetura, arte popular e emoção coletiva. Portanto, Muitos deles contam com museus, centros de interpretação, visitas guiadas e infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais.

“O futebol conta a história do nosso povo. Está nas ruas, nos campos de várzea, nas escolas, nas comunidades. É uma paixão que atravessa gerações, que faz parte da vida de meninas e meninos, de homens e mulheres. A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos, e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura”, destaca o ministro do Esporte, André Fufuca.

Brasil terá Maracanã e outros cinco estádios

A Rota nasce com o propósito de integrar os principais estádios do bloco que possuam valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Dessa forma, os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas. Assim, participam desta primeira fase dezenas de estádios icônicos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.

A lista conta com estádios icônicos como o Maracanã, Bombonera, Monumental de Núñez, Centenário, Defensores del Chaco, Nacional, entre outros. No Brasil, também participam da rota Allianz Parque, Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio e Arena do Grêmio, além do Museu Pelé. O Museu da Conmebol, no Paraguai, também será uma das atrações.

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Maracanã será um dos palcos da Copa do Mundo Feminina em 2027 – Foto: Divulgação / Portal Maracanã / Rafael Arantes

Quatro estádios brasileiros na Copa do Mundo Feminina

Quatro dos estádios brasileiros incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino Fifa 2027: Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã. Afinal, o evento acontecerá pela primeira vez na América Latina e terá jogos em oito capitais brasileiras. Os jogos serão realizados entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

Dessa forma, o Governo do Brasil tem atuado de forma integrada com estados, municípios e parceiros para garantir que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja um marco de desenvolvimento, inclusão e legado social. Afinal, além do espetáculo esportivo, existe uma discussão sobre a forma interministerial os legados sociais do torneio, com foco em impulsionar o acesso de meninas e mulheres ao esporte. Portanto, é necessário ampliar oportunidades no mercado de trabalho esportivo e fortalecer políticas públicas para o futebol feminino.

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