MundoBola Flamengo
·29 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29 dicembre 2024
A base do Flamengo tem a Copinha 2025 como primeiro grande desafio no próximo ano. Na lateral-direita da equipe que joga a competição Sub-20, existe um nome que se equipara muito a Wesley, outra joia revelada pelo clube que hoje performa em alto nível como titular no profissional.
Isso segundo o analista Raphael, que publicou no seu canal, Falando de Tática, um vídeo dissecando o estilo de jogo de Wanderson, promissor atleta da posição. Na capa, ele destaca: "Novo Wesley", antes de falar sobre as características de jogador.
O forte de Wanderson é a interceptação, como explica o analista. Wanderson faz ótimas leituras das jogadas e consegue antecipar, garantindo um alto número de interceptações.
"Especialidade da casa: interceptação. Muito forte interceptando. Corre muito bem para frente, atleta de muita força, e tem boa leitura para fazer essas interceptações. É o líder nessa estatística do Sub-17 do Flamengo", inicia.
Ainda defensivamente falando, Wanderson consegue recuperar as costas, matando os contra-ataques adversários com facilidade.
"Outra coisa que faz bem é correr para trás. Corre bem para frente e para trás. Recupera bem as costas. É um atleta muito comprometido com coberturas, recuperar a posse de bola", explica.
Além disso, Wanderson também tem um bom drible, apesar de não ser sua característica principal.
"Ele tem uma porcentagem bastante alta de acerto de drible: cerca de 66%. Não é um virtuoso da bola, não vai ver ele penteando a bola, fazendo lances muito vistosos, mas é um jogador de muita força que dribla bem, tem recurso. É algo que se destaca no jogo dele", diz antes de completar: "Toma boas decisões para a idade dele, tem uma maturidade bem interessante".
Ofensivamente, Wanderson é bom com as ultrapassagens. Em 2024, ele marcou oito gols pelo Sub-17, se aproveitando exatamente dessa qualidade.
"A principal característica ofensiva dele: ultrapassa muito. Muita força para ultrapassar, o que acaba lhe rendendo alguns gols. Contra-ataque, Flamengo rouba a bola, ele já está ultrapassando. Ele tem muito senso de urgência para correr para frente e para trás, com bola e sem bola, em contra-ataque ou para defender. Isso garante uma vantagem e até gols", diz o analista.
No entanto, Wanderson precisa melhorar os cruzamentos.
"Estatisticamente, não é tão forte nos cruzamentos. Só com 17% de acerto. É baixo. Mas é o líder em cruzamento por jogo: são cinco. Ele acaba entregando um cruzamento certo por jogo. Pode melhorar. Mas já está em um nível interessante", complementa.
Após explicar as qualidades do jovem lateral, ele aponta quais são as semelhanças com Wesley.
"Ele guarda algumas semelhanças com o Wesley. Essa força para atacar, esse senso de urgência para correr para trás, tudo isso remete muito ao Wesley. Talvez ele tenha um pouco mais de técnica para cruzar, para drible até, mas talvez não defenda tão bem. Wesley é mais pronto também, complicado de comparar, mas há semelhanças, sim", finaliza.