Ancelotti elogia nível do Brasileirão e explica convocação de jogadores na reta decisiva: 'Minha prioridade é a seleção' | OneFootball

Ancelotti elogia nível do Brasileirão e explica convocação de jogadores na reta decisiva: 'Minha prioridade é a seleção' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·3 novembre 2025

Ancelotti elogia nível do Brasileirão e explica convocação de jogadores na reta decisiva: 'Minha prioridade é a seleção'

Immagine dell'articolo:Ancelotti elogia nível do Brasileirão e explica convocação de jogadores na reta decisiva: 'Minha prioridade é a seleção'

Nesta segunda-feira (3), Carlo Ancelotti convocou a seleção brasileira para os últimos testes em 2025. Para os amistosos contra Senegal e Tunísia, o treinador italiano promoveu como principais mudanças a convocação de sete jogadores que atuam no país, entre eles atletas de Palmeiras e Flamengo, envolvidos na briga pelo título do Brasileirão e da Libertadores.

"Conhecemos o calendário, mas acredito que a prioridade hoje é a seleção brasileira. Então, temos chamado jogadores que eu acho que podem ajudar a seleção brasileira nesses dois jogos, tanto os jogadores do Flamengo, como também o Vitor Roque, do Palmeiras", afirmou Ancelotti.


OneFootball Video


Além da primeira oportunidade para Vitor Roque, a convocação promoveu os retornos de Danilo e Alex Sandro, do Fla, as manutenções de Paulo Henrique, do Vasco, Hugo Souza, do Corinthians, e Fabrício Bruno, do Cruzeiro, e a estreia de Luciano Juba, do Bahia.

Ancelotti garantiu que pretende repetir a sua forma de trabalho e continuar dando oportunidade para conhecer novos atletas. Diferente da última Data-Fifa, no entanto, o técnico afirmou que deverá formar uma base para os dois amistosos sem realizar tantas alterações no time inicial.

"Creio que nos últimos jogos mudamos muito a equipe para fazer testes. É sempre positivo, é uma evolução que temos que fazer. Acho que os testes saíram bem. Tenho mais conhecimento dos jogadores, não conhecia muito. Vamos fazer esse tipo de mudança na Data Fifa de novembro. Acho que vou ter uma equipe mais definida, nos dois jogos", avaliou.

"Nessa convocação, tenho jogadores como Fabinho, Luciano Juba, que quero avaliar; e Vitor Roque, que está fazendo um bom campeonato. Temos sete jogadores do Brasileirão. É um bom nível do campeonato e temos muitos jogadores que podem estar. Vamos ter uma equipe mais definida, com esses amistosos", completou.

Entre as principais novidades também está a volta de Fabinho, que poderá voltar a atuar com a Amarelinha pela primeira vez desde a ida para o futebol saudita. Ancelotti relacionou a convocação do volante como um teste para ser o substituto de Casemiro.

"Quero encontrar um perfil que possa encaixar com as características do Casemiro. Temos meio-campistas muito bom, com diferentes perfis defensivos, comparado ao Casemiro. O que o Fabinho tem é essa característica, a estrutura e o conhecimento da posição. E também a experiência. É um jogador que está jogando e já jogou em um nível muito alto na Europa", disse o treinador.

A ausência mais sentida na lista novamente foi Neymar. Assim como em outras oportunidades, Ancelotti tratou o assunto de forma direta e objetiva, atribuindo a não convocação aos fatores físicos do atacante santista.

"Não falei novamente com o Neymar. Vamos ver quando ele puder recuperar e jogar de novo", declarou.

O técnico também foi questionado sobre as questões fora de campo envolvendo Vinícius Júnior. Ancelotti, que possui relação próxima com o atacante que comandou no Real Madrid, amenizou a situação e confirmou uma conversa recente com o jogador.

"Nós temos uma relação muito boa com Vinicius, como temos uma relação muito boa com todos os jogadores. Então, quando acontece algo, nós nos informamos e pedimos conselhos do que aconteceu. Falamos com o Vinicius. Ele disse o que pensava, que havia cometido um erro e diante disso, parece que pediu desculpas. Acredito que o assunto esteja resolvido", revelou Ancelotti.

"Vinicius é um jogador muito importante para nós, um jogador que pode nos ajudar muito e temos muito carinho por ele. Acredito que não há problema nem aqui e nem no clube. Eu não sou o pai dele e nem o irmão, só quero apenas ser o treinador dele. A vida pessoal é dele", complementou.

Ancelotti usará a próxima Data-Fifa como último grande "vestibular" para a lista final da Copa do Mundo. O italiano afirmou que pretende encaminhar uma convocação mais próxima da definitiva já nos amistosos em março, nos Estados Unidos.

Nos últimos compromissos deste ano, a seleção brasileira encara o Senegal, no dia 15 de novembro, no Emirates Stadium, em Londres, e contra a Tunísia, no dia 18, em Lille, na França. 

Veja outros assuntos respondidos por Ancelotti:

  1. Convocação de Fabrício Bruno após erros contra o Japão

"A verdade é que ele saiu triste no jogo contra o Japão, mas o pensamento do estafe técnico da CBF não é baseado somente no erro com que ele teve contra o Japão. É baseado em muitos jogos que ele vem fazendo bem. Temos confiança nele, nas suas características. Creio que, em geral, o erro é um bom momento para aprender"

  1. Convocações de Danilo e Alex Sandro

"Duas coisas distintas: Alex Sandro, creio que, quando está bem, demonstrou que joga muito bem. É um lateral de experiência, tem personalidade. Quando está em um bom nível físico, é um dos melhores laterais disponíveis. Danilo é diferente. Vejo como único defensor brasileiro que pode cobrir as quatro posições. Pode jogar de lateral-direito, lateral-esquerdo e nas duas posições de zagueiro. O que eu gosto dele é a experiência e a liderança"

  1. Disputa entre atacantes

"Estamos avaliando os critérios técnicos. O centroavante, o atacante que tem o perfil diferente de João Pedro, Matheus Cunha ou Vitor Roque, que gostam de jogar com a bola. Não tem o perfil de referência na área. Estamos contente que ele está jogando bem. Igor Jesus também. Estamos felizes que está bem lá no Nottingham Forest. Pedro também tem o perfil. Infelizmente, se lesionou. Podia ser uma boa oportunidade para ele estar aqui hoje. Que ele possa se recuperar bem e estar na convocação. Estamos procurando um atacante central com esse perfil. Richarlison, agora, não está jogando muito, mas como centroavante já marcou muitos gols pela seleção brasileira"

  1. Definição da lista final

"Acredito que quanto mais tempo passo com os jogadores, mais próximos estamos do que pode ser a lista definitiva. Tem mais ou menos seis meses, tem uma data fifa muito importante em Março. E nestes seis meses vai depender muito de lesões, que infelizmente, podem acontecer nesse período. Nestes próximos seis meses, mais ou menos, a lista vai ser muito definida. Acho que a Data Fifa de março já terá uma lista mais definida. Obviamente, com algumas dúvidas porque quando você tem muitos jogadores é óbvio que haja dúvidas até o último dia. Mas em março, mais ou menos, será a lista já definitiva"

  1. Convocação de Luciano Juba

É um jogador com perfil técnico muito importante, fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar por dentro, como lateral-esquerdo. Está indo muito bem com o Bahia. Acredito que pela avaliação que temos feito na lateral direita, com Douglas Santos e Caio Henrique, também podemos fazer uma avaliação sobre ele.

  1. Convocação de Paulo Henrique

Paulo Henrique foi muito bem na primeira convocação, marcou um gol e jogou bem contra o Japão. Acho que ele merece estar aqui hoje. Ontem ele fez uma boa partida com o Vasco da Gama, que jogou bem o primeiro tempo. O São Paulo se defendeu bem. Duas equipes muito organizadas. O ambiente do São Januário é espetacular, agradeço o clube pela recepção. Foi fantástico e um ambiente espetacular.

Visualizza l' imprint del creator