DOMINIODEBOLA
·17 dicembre 2025
Aplicada multa pesada ao FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·17 dicembre 2025

O comunicado emitido pelo FC Porto na sequência da alegada pressão exercida sobre o árbitro Fábio Veríssimo acabou por ter consequências disciplinares para os azuis e brancos. A reação do clube levou a uma queixa formal da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), culminando numa multa significativa.
Esta terça-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol tornou pública a decisão de aplicar uma sanção superior a 15 mil euros ao FC Porto, na sequência das críticas dirigidas à arbitragem após o encontro frente ao Sporting de Braga (2-1), disputado a 2 de novembro.
Segundo o organismo, as declarações constantes no comunicado continham “ofensas à honra ou consideração de agentes de arbitragem”, fundamento que sustentou a queixa apresentada pela APAF e a consequente penalização financeira. Na decisão divulgada pode ler-se: “Decide-se julgar totalmente procedente a acusação, e, consequentemente, condena-se a Arguida Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD pela prática de 1 (uma) infração disciplinar (…) na sanção de multa de 150 (cento e cinquenta) UC, correspondente a € 15.300,00 (quinze mil e trezentos euros)”.
Recorde-se que Fábio Veríssimo denunciou, logo após o jogo no Estádio do Dragão, uma tentativa de pressão no intervalo da partida da 10.ª jornada da I Liga. Em causa esteve a alegada ligação de uma televisão no balneário dos árbitros, que não poderia ser desligada, transmitindo lances da primeira parte considerados prejudiciais ao FC Porto.
A situação gerou ampla polémica e, depois das posições públicas assumidas por Benfica e Sporting, o FC Porto voltou a pronunciar-se, apontando exemplos de lances que, na sua perspetiva, terão beneficiado os rivais diretos na luta pelo título, reforçando simultaneamente as críticas ao setor da arbitragem.









































