Deus me Dibre
·9 ottobre 2025
Atlético solicita liberação de Alonso e Franco das seleções para disputa do clássico

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·9 ottobre 2025
O Atlético comunicou, nesta quinta-feira (9), que enviou pedidos oficiais às federações do Paraguai e do Equador para a liberação dos jogadores Junior Alonso e Alan Franco, respectivamente, das segundas partidas desta Data Fifa. O objetivo do clube é contar com os dois titulares no clássico contra o Cruzeiro, que acontece na próxima quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com nota divulgada pelo clube, o pedido foi feito pelo departamento de futebol, por meio do CSO Paulo Bracks, diretamente à Associação Paraguaia de Futebol e à Federação Equatoriana de Futebol.
Os amistosos em questão estão marcados para o dia 14 de outubro: o Equador enfrenta o México, em Guadalajara, enquanto o Paraguai encara a Coreia do Sul, em Seul.
O Atlético argumenta que, caso os atletas participem dessas partidas, não haveria tempo hábil para o retorno a Belo Horizonte antes do confronto com o Cruzeiro. Assim, a intenção é que ambos se apresentem aos clubes após o primeiro amistoso, garantindo presença no duelo regional.
O departamento de futebol do Atlético, por meio do CSO Paulo Bracks, encaminhou ofícios à Associação Paraguaia de Futebol e à Federação Equatoriana de Futebol solicitando a liberação do zagueiro Junior Alonso e do volante Alan Franco, respectivamente, das convocações para a Data Fifa que está em curso. O pedido do Galo é para que os atletas sejam liberados do segundo amistoso previsto para cada uma dessas seleções, ambos no dia 14 de outubro: México x Equador, em Guadalajara; e Coreia do Sul x Paraguai, em Seul. O pedido se justifica pelo fato de ambos os atletas, caso participem do segundo amistoso, não terem tempo hábil para retornar e disputar o clássico da próxima quarta-feira (15/10), na Arena MRV, pelo Brasileirão.
Com desfalques importantes no setor defensivo, o técnico Jorge Sampaoli aguarda uma resposta positiva das federações para poder armar seu time para o duelo contra o Cruzeiro.
Se não puder contar com os dois atletas, Sampaoli deverá ter problemas para escalar seu time. A lista de desfalques é grande, e conta com nomes como Lyanco, Cuello, Patrick e Alexsander, todos no DM, além de Igor Gomes e Vitor Hugo, suspensos. Além deles a lista pode ainda aumentar, já que o atacante Rony, com edema no adutor da coxa direita, está em tratamento na fisioterapia do clube e o zagueiro Ivan Román, com dores na mão esquerda decorrente de trauma, será reavaliado assim que retornar a Belo Horizonte, podendo passar por cirurgia.