Coluna do Fla
·16 ottobre 2025
BAILE RUBRO-NEGRO! Flamengo humilha Botafogo e deixa Engenhão em lágrimas no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 ottobre 2025
Botafogo é bairro! E minúsculo! O Flamengo não tomou conhecimento do pequeno time de General Severiano e passeou no tapetinho do Engenhão. Nesta quarta-feira (15), o Rubro-Negro fez 3 a 0 e segue vivo na luta pelo título do Brasileirão.
Os gols do jogo foram marcados por Pedro, Luiz Araújo e Gonzalo Plata. Nas arquibancadas, a Nação gritou “olé“, cantou “ninguém cala” e entoou sambas característicos de festas do Flamengo. Além disso, foi possível ouvir “seremos campeões“.
Como o Palmeiras também venceu na rodada, em goleada por 5 a 1 sobre o Bragantino, o Flamengo segue na perseguição: os paulistas com 61 pontos, e o Mengão com 58. Vale destacar que os times se enfrentam no próximo domingo (19), no Maracanã.
O jogo começou muito truncado, com faltas assinaladas em excesso. A primeira finalização foi do Botafogo, em erro na saída de bola do Flamengo. Cuiabano, com perigo, arrematou aos 12 minutos. Já o Rubro-Negro respondeu aos 16′, em cabeçada de Samuel Lino depois de cruzamento de Emerson Royal, mas Léo Linck defendeu.
Novamente pelo alto, o Flamengo voltou a assustar aos 25 minutos. Alex Sandro fez grande jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Luiz Araújo, que mandou para fora. Com 29′, Arthur Cabral finalizou com perigo e fez Rossi executar a defesa.
ARBITRAGEM OPERA O FLAMENGO! Aos 35 minutos, Luiz Araújo sofreu um pisão dentro da área, mas o árbitro nem foi conferir o VAR e mandou o lance seguir. Pênalti claro não marcado. Porém, os deuses do futebol fizeram justiça logo depois.
Pedro, que até então vinha mal e irritando os torcedores pelos toquinhos exagerados de calcanhar, se redimiu. Depois de grande jogada de Arrascaeta, o camisa 9 recebeu com categoria e bateu chapado, sem chance para o goleiro do Botafogo. Mengão em vantagem no Engenhão!
Assim como no primeiro tempo, o segundo começou equilibrado. De um lado, Arthur Cabral assustou o Flamengo. Do outro, Luiz Araújo finalizou com perigo na meta do Botafogo. Com o objetivo de dar mais gás ao time, o técnico Filipe Luís fez duas mexidas.
Desse modo, entraram Erick Pulgar e Everton Cebolinha nas vagas de Evertton Araújo e Samuel Lino. Portanto, essa foi a reestreia do chileno após mais de três meses fora dos gramados por conta de fratura no pé direito, ocorrida no Mundial de Clubes.
A noite era de Pedro! Depois de abrir o placar no primeiro tempo, o camisa 9 deu assistência de cinema para Luiz Araújo. Assim sendo, o dono da 7 bateu com o pé direito e ampliou o marcador. Mengão na boa no Engenhão, e 2 a 0 no placar.
O Engenhão virou baile de carnaval para a torcida do Flamengo! Na reta final do jogo, Filipe Luís colocou Carrascal e Plata, e os outros foram decisivos no tento que matou o jogo. O colombiano cruzou da direita, e o equatoriano mandou de cabeça para o fundo das redes. Anota aí: 3 a 0!
Então, a Nação deixou e rolou no Engenhão, com músicas como “mamãe eu quero” e “ninguém cala esse chororô”. Um verdadeiro baile da torcida do Flamengo como visitante e agora é foco total no Palmeiras.
O Flamengo entra em campo novamente no próximo domingo (19), contra o Palmeiras, no Maracanã. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília) entre os dois líderes da competição. Se tem Mengão em campo, logo, há cobertura total do Coluna do Fla.
BOTAFOGO 0X3 FLAMENGO Competição: Campeonato Brasileiro, 28ª rodada Local: Estádio Engenhão, Rio de Janeiro Data: 15 de outubro de 2025, quarta-feira Gols: Pedro, 39’/1º, Luiz Araújo 24º/2º, Plata 35’/2º
Botafogo: Léo Linck; Mateo Ponte, Barboza, Marçal e Cuiabano; Allan e Marlon Freitas, Santi Rodríguez, Savarino, Artur; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
Flamengo: Agustín Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino e Pedro. Técnico: Filipe Luís.