
Manchester City F.C.
·30 settembre 2025
Bernardo quer levar o City ao topo novamente

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·30 settembre 2025
Bernardo Silva diz que está levando seu papel como capitão do clube muito a sério, enquanto o City busca voltar a lutar pelos maiores troféus do futebol..
O meia, agora em sua oitava temporada em Manchester, foi a escolha de Pep Guardiola para o cargo de capitão, tendo sido elogiado regularmente pelo técnico por sua atitude dentro e fora de campo.
Desde sua chegada em 2017, nenhum jogador atuou mais pelo City do que Bernardo, com o português sendo peça fundamental em impressionantes 18 títulos conquistados nesse período.
Após uma temporada difícil no ano passado, o City está novamente mostrando sinais de que está competindo entre os melhores.
Em entrevista coletiva em Mônaco na terça-feira, antes do jogo contra seu antigo clube, Bernardo insistiu que está tentando transmitir toda a sua experiência em títulos aos membros mais jovens do novo elenco.
“O City teve muito sucesso nos últimos oito anos porque todos tinham responsabilidades”, disse ele.
“Obviamente, como capitão, você precisa ajudar a criar esse tipo de ambiente, mas o que vimos no passado foi um grupo de grandes personagens."
“Precisamos trazer isso de volta como um grupo de capitães para chegar na hora, cuidar bem de si mesmos e, em termos de responsabilidade, você precisa de mais do que dois, três ou quatro, você precisa de 15 jogadores que se comportem como um capitão."
“Sei exatamente o que Pep quer do seu time há oito anos e tento transmitir isso a eles e dar o exemplo."
“É uma grande honra e estou me esforçando ao máximo para colocar o time o mais próximo possível do nível que merece.”
Bernardo também revelou que recebeu uma mensagem de texto do lendário ex-capitão do City, Vincent Kompany, após ser selecionado para o cargo neste verão.
Kompany afirmou certa vez que o camisa 20 era “50% palhaço, 50% líder” e que se tornaria capitão quando fosse “25% palhaço, 75% líder”.
“Vincent me enviou essa frase quando Pep me nomeou capitão e ele disse que eu sabia que estava certo o tempo todo”, disse Bernardo.
“It feels good. It’s a big honour and a big responsibility at the same time.”
Asked in the press conference how long Bernardo felt it would take for City to return to our very best, the captain wasn’t drawn on providing a specific timeline.
“It’s difficult to say and I would like to give you an answer, but the reality is in the last six months a lot of things have changed,” he said.
“We need time to adapt and learn. What we want is to improve every day and get back to the level we need to be.
“I hope we can this season and I truly believe it can be this season.”