Esporte News Mundo
·18 novembre 2025
Brasil supera a França nos pênaltis e avança às quartas do Mundial Sub-17

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·18 novembre 2025

Pelas oitavas de final da Copa do Mundo Sub-17, o Brasil empatou com França em 1 a 1, nesta terça-feira (18), no Aspire Zone, em Doha, no Catar. Himbert marcou o gol dos franceses e Pietro Tavares deixou tudo igual para os brasileiros, levando a disputa para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, a Seleção Brasileira levou a melhor por 4 a 3 e garantiu a classificação às quartas de final.
Em um primeiro tempo equilibrado, o Brasil investiu no ataque e levou perigo à defesa adversária, mas não foi efetivo. Do outro lado, a França administrou as chegadas dos brasileiro e trabalhou melhor os contra-ataques.
As tentativas dos franceses renderam o primeiro gol da equipe, na altura dos 28 minutos, quando foi marcado um pênalti em Camara, confirmado após revisão do VAR. Na cobrança, o goleiro João Pedro defendeu a batida de Batola, mas o defensor brasileiro acabou superado por Himbert, que aproveitou o rebote para abrir o placar.
Em desvantagem, a Seleção Brasileira tentou o empate na primeira etapa, mas não chegou às redes, indo para o intervalo atrás no marcador.
No retorno da partida, a França recuou, enquanto o Brasil intensificou a pressão para tentar mudar o placar. Com dificuldade em infiltrar na zaga francesa, a equipe brasileira apostou em mudanças no sistema ofensivo para trazer criatividade e conseguir chegar com mais alternativas ao campo adversário.
As trocas deram certo e, aos 81 minutos, após ataque promissor, Pietro, que havia acabado de entrar em campo, foi derrubado na área e a arbitragem marcou a penalidade para o Brasil. Na cobrança, Ruan Pablo tirou do goleiro francês, mas a bola explodiu na trave, desperdiçando a melhor oportunidade de empate.
Apesar do lance perdido, a Seleção Brasileira não se abalou e seguiu construindo chances. A postura foi fundamental para igualar o marcador. Aos 89 minutos, em jogada de ataque, a bola estufou na defesa francesa e sobrou para Pietro, que bateu de primeira, na entrada da área, e estufou as redes para os brasileiros.
Antes do apito final, as emoções não acabaram e ainda deu tempo de uma revisão da arbitragem para um possível pênalti para a França. Apesar da dúvida, o árbitro não assinalou a penalidade. O jogo seguiu pegado até o último minuto dos acréscimos, mas terminou com tudo igual.
A classificação foi definida nas penalidades máximas. Nas cobranças alternadas, João Pedro brilhou, defendeu dois pênaltis e garantiu a classificação do Brasil às quartas de final por 4 a 3, eliminando a França.
A Seleção Brasileira chega às quartas de final do Mundial Sub-17 com uma campanha histórica. Após terminar a fase de grupos invicto, o Brasil superou o Paraguai, nos pênaltis, na primeira rodada eliminatória e passou pela França, também nas penalidades, sagrando a classificação.
Na próxima fase, os brasileiros enfrentam o vencedor do duelo entre Marrocos e Mali. A partida pelas quartas de final acontece na sexta-feira (21), no Aspire Zone.









































