Leonino
·8 maggio 2025
Câmara de Lisboa a tremer com o Benfica - Sporting e comércio vai sofrer consequências

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·8 maggio 2025
Quase 60 estabelecimentos comerciais vão ter de fechar portas às 17h deste sábado, por ordem da Câmara Municipal de Lisboa, devido ao dérbi Benfica - Sporting. A medida, tomada a pedido da PSP, visa prevenir possíveis distúrbios e garantir a segurança em zonas críticas como o Marquês de Pombal e o Parque Eduardo VII.
A decisão afeta cafés, restaurantes, bares, pastelarias e supermercados situados em artérias como a Avenida da Liberdade, Duque de Loulé, Sidónio Pais e Camilo Castelo Branco. No total, 57 espaços integram o perímetro de segurança criado para controlar possíveis festejos após o jogo.
O despacho foi assinado pelos vereadores Rui Cordeiro e Diogo Moura e justifica o encerramento com “questões de segurança”, num sábado em que Lisboa pode viver um clima explosivo, caso o campeão nacional seja conhecido já no Estádio da Luz, às 18h.
A autarquia está a contactar comerciantes e associações representativas do setor para explicar a medida e garantir que todos cumprem a ordem. O encerramento forçado pretende evitar ajuntamentos perigosos dentro de espaços fechados e facilitar a atuação das forças de segurança. O Marquês de Pombal volta a ser o centro das atenções: é lá que, tradicionalmente, milhares de adeptos celebram o título nacional. Lisboa já se prepara para uma noite de emoções fortes.
A equipa de Rui Borges encontra-se com 78 pontos a liderar a tabela, os mesmos que os encarnados. O Sporting entra em vantagem para o dérbi mais decisivo da Liga Portugal, depois de ter vencido as águas, em casa, por 1-0, naquele que foi o primeiro jogo de Rui Borges ao serviço dos leões. Esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol, divulgou a equipa de arbitragem para a penúltima ronda do campeonato. João Pinheiro foi o juiz escolhido para apitar o clássico de Lisboa, e tem recebido várias críticas.