Camisola de Eusébio dá que falar: Lenda do Benfica não é esquecida | OneFootball

Camisola de Eusébio dá que falar: Lenda do Benfica não é esquecida | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·17 novembre 2025

Camisola de Eusébio dá que falar: Lenda do Benfica não é esquecida

Immagine dell'articolo:Camisola de Eusébio dá que falar: Lenda do Benfica não é esquecida

Portugal venceu a Arménia por 9-1, garantindo a qualificação direta para o Mundial 2026. A Seleção Nacional usou uma camisola especial, de homenagem a Eusébio, lenda do Benfica. Nicolai Cacao, responsável pelo desenvolvimento das camisolas da Puma, explicou como foi pensado o conceito.

"A ideia surgiu em conversa com alguns colegas internamente e também com a própria Federação. Sabíamos que era o 60.º aniversário da conquista da Bola de Ouro por parte do Eusébio. Entendemos que era o momento perfeito para assinalar essa data. E, por outro lado, foi mesmo o timing perfeito, porque começámos a trabalhar com Portugal no início do ano. Era a oportunidade perfeita para lançar uma camisola especial no final do ano, em antecipação da do Mundial. Desenvolvemos a ideia internamente com Portugal e começámos a criar ideias e conceitos", disse.


OneFootball Video


Nicolai Cacao recordou também o impacto da lenda do Benfica: "Quando tens uma história tão forte como a do Eusébio, algo tão rico e com um sentimento tão forte na comunidade portuguesa e no mundo, torna-se fácil. Focámo-nos no aspeto do Pantera Negra".

"A camisola tinha de ser preta - até porque houve alturas em que Portugal jogou de negro, ainda que não de forma frequente. Sabíamos que a cor seria apreciada. O passo seguinte foi questionar: 'como podemos acrescentar detalhes relativos ao aniversário da Bola de Ouro?' Daí vieram os pormenores em dourado. Quando tens uma camisola negra com detalhes dourados, é uma combinação fácil que cria uma história impactante", acrescentou.

A camisola é edição limitada e foi um sucesso de vendas, com Nicolai Cacao a admitir que novas colaborações podem surgir: "Há muitas outras histórias para contar com a Federação Portuguesa de Futebol e com jogadores importantes. Já fizemos com o Eusébio desta vez, talvez possamos fazer mais alguma coisa sobre ele no futuro. Vamos continuar a olhar para essa história, mas também para outros jogadores. Por isso, sim, vamos continuar a lançar coisas com a Federação, porque há imensas histórias por contar".

Visualizza l' imprint del creator