CBF estuda implantar grande novidade na Copa do Brasil a partir de 2026 | OneFootball

CBF estuda implantar grande novidade na Copa do Brasil a partir de 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·29 settembre 2025

CBF estuda implantar grande novidade na Copa do Brasil a partir de 2026

Immagine dell'articolo:CBF estuda implantar grande novidade na Copa do Brasil a partir de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está avaliando uma mudança significativa no formato da Copa do Brasil para as próximas temporadas. A principal proposta em discussão é a implementação de uma final em jogo único, potencialmente em campo neutro, a partir de 2026. A informação é do "ge".

A medida integra um conjunto de alterações mais amplo que visa otimizar e reduzir o número de datas no calendário do futebol brasileiro. A diretoria da entidade se reúne virtualmente nesta terça-feira (30) para bater o martelo sobre as propostas, com o anúncio oficial das mudanças previsto para a quarta-feira (1º).


OneFootball Video


A intenção é que o novo formato contribua para um calendário mais racional e menos sobrecarregado para os clubes. De acordo com o esboço da proposta, a Copa do Brasil manteria os confrontos de ida e volta das oitavas até as semifinais.

As fases anteriores, assim como a grande decisão, seriam disputadas em partidas únicas. Com essa reestruturação, os clubes que disputam a Série A do Brasileirão passariam a entrar no torneio na fase de 16 avos de final, anterior às oitavas.

Outro ponto importante da proposta é o remanejamento da final para o encerramento da temporada nacional. A ideia é que a decisão da Copa do Brasil seja o último grande evento do calendário, similar ao ajuste já realizado para 2025, que visa garantir que o Brasileirão termine em 7 de dezembro para não conflitar com a Copa Intercontinental.

Embora a final em jogo único seja a alternativa mais forte, outra possibilidade chegou a ser discutida: a de que todas as fases do torneio fossem em partida única, com exceção da final, que seria mantida em dois jogos. No entanto, a informação é de que essa opção perdeu força entre os dirigentes.

CBF prepara pacote de mudanças no Brasil

As alterações na Copa do Brasil não são um caso isolado. A CBF prepara um pacote de mudanças que afetará diversas competições. Os campeonatos estaduais, por exemplo, sofrerão um corte de cinco datas e deverão ser disputados em, no máximo, 11 partidas a partir de 2026.

As copas Verde e do Nordeste também estão na pauta de discussões, com possíveis ajustes em seus formatos. Além disso, há a previsão de uma ampliação na Série D, que passaria a contar com 96 equipes, buscando maior inclusão de clubes de todo o país.

No âmbito internacional, a CBF busca negociar com a Conmebol a conversão de duas vagas brasileiras nas fases preliminares da Libertadores por uma vaga direta na fase de grupos. Contudo, a confederação sul-americana tem se mostrado resistente à ideia. As decisões finais sobre todo o pacote de reestruturação do calendário serão conhecidas após a reunião desta semana.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

Visualizza l' imprint del creator