CBF
·25 settembre 2025
Clodoaldo, campeão mundial em 1970, completa 76 anos

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·25 settembre 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza e reverencia Clodoaldo pelo aniversário de 76 anos, data comemorada nesta quinta-feira (25). Nascido em Aracaju, no Sergipe, o volante foi um dos titulares incontestáveis da Seleção Brasileira que conquistou o tricampeonato mundial em 1970.
Clodoaldo passa para Pelé, que toca para Gerson, que devolve para Clodoaldo. Uma triangulação normal, não fosse o fato de que o que se segue a partir dali é o início de um dos gols mais icônicos da história da Seleção Brasileira.
Após dominar, Clodoaldo dá um tapa na frente e se livra de Rivera. Com mais um toque, deixa Domenghini na saudade e emenda uma finta que deixa De Sisti perdido, para enfim aplicar um drible de corpo em Juliano e limpar a jogada, bagunçando o meio de campo da Itália antes de entregar para Rivelino.
Volante nasceu em Aracaju (SE) mas foi revelado pelo SantosCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
A bola que Clodoaldo tratou com carinho acabou no fundo do gol de Albertosi após uma bomba de Carlos Alberto Torres – e consagrou a Seleção de 1970 como uma das maiores de todos os tempos.
Consagrou também a qualidade técnica do volante sergipano Clodoaldo Tavares de Santana, nascido em Aracaju a 25 de setembro de 1949, mas formado no Santos, onde até hoje tem o status de ídolo do Alvinegro Praiano.
No clube da Vila Belmiro teve mais de 500 jogos e 30 gols, além de seis títulos paulistas, o do Troféu Roberto Gomes Pedrosa de 1968 e da Recopa dos Campeões Mundiais no mesmo ano. Pela Seleção Brasileira, acumulou 38 jogos oficiais e três gols marcados.
Live