Esporte News Mundo
·22 settembre 2025
Conmebol toma decisão e se pronuncia sobre expulsão de Plata: “Erro manifesto”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·22 settembre 2025
— Continua depois da publicidade —
A Conmebol anunciou, na tarde desta segunda-feira (22), a anulação do segundo amarelo recebido por Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória do clube brasileiro contra o Estudiantes, por 2×1, na primeira partida das quartas de finais da Libertadores, disputada na noite da última quinta-feira (18), no Maracanã.
De acordo com a entidade, a decisão da Comissão de Árbitros foi tomada após uma “revisão exaustiva das imagens da partida”.
A Conmebol entendeu que o segundo cartão amarelo recebido pelo jogador foi aplicado injustamente, já que Plata foi quem recebeu a falta no lance com o atleta do Estudiantes.
Em nota, a entidade ressaltou que, de acordo com as Regras do Jogo, o VAR não pode interferir em lances de segundo cartão amarelo.
Com a anulação da expulsão, Plata está a disposição de Filipe Luís para a partida entre Flamengo e Estudiantes, que ocorre às 21h30 da próxima quinta-feira (25), no Estádio Jorge Luis Hirschi.
Com relação à expulsão do jogador do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.
Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida.
Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida.
Esta decisão reflete o compromisso da CONMEBOL com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta.