Conselho do Corinthians projeta datas para votação do novo Estatuto após sexta audiência pública | OneFootball

Conselho do Corinthians projeta datas para votação do novo Estatuto após sexta audiência pública | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·23 gennaio 2026

Conselho do Corinthians projeta datas para votação do novo Estatuto após sexta audiência pública

Immagine dell'articolo:Conselho do Corinthians projeta datas para votação do novo Estatuto após sexta audiência pública
  1. Por Henrique Vigliotti/ Redação da Central do Timão

No final da tarde desta sexta-feira (23), o Conselho Deliberativo do Corinthians realizou a sexta audiência pública do ciclo de debates sobre a Reforma do Estatuto do clube, com foco na composição, no funcionamento e nos processos de deliberação do próprio Conselho Deliberativo.

Realizada no anfiteatro do Parque São Jorge, a reunião transcorreu mais uma vez sem a presença de membros oficialmente empossados da Diretoria Executiva do Corinthians. Sem transmissão pela Corinthians TV, o encontro reuniu cerca de 30 pessoas, contou com a participação de apenas oito oradores e teve duração de pouco mais de uma hora e meia.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Conselho do Corinthians projeta datas para votação do novo Estatuto após sexta audiência pública

Foto: Henrique Vigliotti/Central do Timão

Pontos importantes debatidos

O Coletivo Voz Corinthiana abriu a sessão afirmando não considerar necessária a criação de um orçamento apartado para o Conselho Deliberativo, conforme previsto no anteprojeto. Segundo o coletivo, por se tratar de uma única pessoa jurídica – o Corinthians – não haveria justificativa para a existência de um caixa separado, defendendo, ainda, o estabelecimento de regras e de autonomia para que o Conselho possa realizar transmissões e gerir seus próprios recursos.

O representante do coletivo também abordou a questão dos conselheiros vitalícios no Parque São Jorge, defendendo o fim de novas nomeações para esse cargo. Como argumento, citou exemplos adotados em órgãos públicos, nos quais há limite etário, de até 75 anos, como forma de promover a renovação interna.

O conselheiro trienal e membro do Cori Felipe Ezabella propôs a redução do número de conselheiros eleitos para 150, com a diminuição gradual do número de conselheiros vitalícios até o limite de 50, totalizando 200 integrantes no Conselho Deliberativo. A proposta contou com a aceitação e o apoio do presidente do CD, Romeu Tuma Jr., que sugeriu, inclusive, que parte dos atuais vitalícios pudesse abrir mão voluntariamente de seus títulos para viabilizar a medida.

Ezabella também abordou a proposta de criação do cargo de Conselheiro Vitalício Honorário, que não teria direito a voto, mas manteria o título. Como alternativa, sugeriu apenas a alteração da nomenclatura para Benemérito, nos moldes do que já está previsto no Estatuto vigente.

Ao tratar do limite de faltas, tema que recentemente resultou na perda do cargo para dez conselheiros do clube, Romeu Tuma Jr. retomou a explicação de que, no caso dos conselheiros vitalícios, o acúmulo de dez faltas alternadas deveria ensejar a perda do mandato. Como alternativa, defendeu a equiparação de direitos e deveres entre conselheiros vitalícios e trienais, seja com a contagem das faltas limitada a cada triênio, seja com a aplicação contínua das regras a partir da posse no cargo, independentemente do número de mandatos exercidos. A proposta contou com o apoio de Ezabella.

Ezabella encerrou sua participação defendendo que a comissão eleitoral possa ser oficialmente composta por conselheiros ou associados, em contraste com o modelo atual, no qual apenas conselheiros podem ser indicados para integrar o comitê.

Tuma também comentou que, no processo que resultou na expulsão dos dez conselheiros, fez questão de assegurar o direito de defesa a todos no âmbito da Comissão de Ética, diferentemente do que prevê o Estatuto vigente, que admite recurso apenas para conselheiros vitalícios dentro do órgão. O presidente do CD ainda defendeu a possibilidade de que o presidente da Diretoria assuma a gestão do Corinthians já em dezembro, com a posse solene ocorrendo apenas na segunda quinzena de janeiro.

Vinícius Cascone manifestou-se contrário à proposta de redução do número de conselheiros trienais eleitos de 200 para 150, por entender que a medida poderia gerar um desequilíbrio de poder em relação aos atuais 98 conselheiros vitalícios. Cascone também defendeu que o Estatuto passe a prever, de forma expressa, a obrigação da Diretoria Executiva de garantir autonomia financeira ao Conselho Deliberativo, bem como de prestar informações e responder às demandas do Conselho e de seus membros, em contraste com o que, segundo ele, ocorreu durante a gestão de Augusto Melo.

O Coletivo Família Corinthians também abordou a questão dos conselheiros vitalícios, defendendo a extinção do cargo e a fixação de um limite etário máximo de 70 anos. Em aparte, Romeu Tuma Jr. ponderou que o conselheiro vitalício afastado em razão do critério de idade poderia candidatar-se normalmente a um mandato trienal.

O presidente do CD acrescentou ainda que os conselheiros vitalícios devem ser tratados com maior liturgia pelo clube, propondo uma transição para um cargo honorário, de forma a preservar e respeitar a trajetória e a contribuição histórica de cada um para o Corinthians.

Outra proposta apresentada pelo coletivo prevê a limitação a uma única reeleição para os conselheiros. Caso desejem exercer um terceiro mandato, seria necessário aguardar ao menos um processo eleitoral antes de retornar a uma cadeira no Conselho Deliberativo. A ideia também recebeu sinalização positiva de Tuma.

Também houve divergências quanto ao modelo de votação – se por chapas, por voto individual ou por voto individual com proporcionalidade – envolvendo o integrante do Coletivo Família Corinthians Hicham Said, o presidente do CD, os conselheiros trienais Felipe Ezabella e Vinícius Cascone e Roberto William Miguel, o Libanês. A discussão, marcada por momentos de acaloramento, teve como objetivo definir quais propostas seriam ou não submetidas à apreciação do plenário, evidenciando dificuldades de compreensão geral por parte de alguns associados.

Tuma explicou que, caso o Conselho opte por não deliberar sobre determinado artigo que contenha mais de uma proposta, poderá encaminhar a decisão à Assembleia Geral dos Sócios, que terá o poder decisório final.

Ciryllo Cavalheiro Neto manifestou-se contrário à existência de conselheiros vitalícios e mencionou a atuação de ex-presidentes da Diretoria. Segundo ele, no recurso apresentado pelo Corinthians ao Ministério Público contra a intervenção judicial, constam como interessados na suspensão do processo os ex-presidentes Andrés Sanchéz e Duilio Monteiro Alves.

Ao final da reunião, Tuma afirmou que já há uma previsão para a data da votação da reforma do Estatuto no Conselho Deliberativo, que deverá ser oficialmente marcada para o dia 2 de março. Segundo ele, o cronograma prevê prazo para o fechamento do texto e o detalhamento das propostas, com a convocação da Assembleia Geral prevista para os dias 28 ou 29 de março.

Próximos passos

A sétima audiência pública será realizada na próxima segunda-feira (26), a partir das 18h, no Parque São Jorge, e terá como pauta o sistema de votação para a Diretoria, a figura do conselheiro vitalício honorário e as regras de faltas aplicáveis aos conselheiros vitalícios. Interessados em participar precisam realizar inscrição antecipada pelo e-mail estatuto@sccorinthians.com.br, com prazo limite de até três horas antes do início de cada sessão. 

Após a realização das 11 audiências públicas previstas, a Comissão de Reforma do Estatuto consolidará os apontamentos para elaborar a versão final do texto, que será submetida à votação do Conselho Deliberativo e, em seguida, encaminhada à Assembleia Geral dos associados.

Veja mais:

Immagine dell'articolo:Conselho do Corinthians projeta datas para votação do novo Estatuto após sexta audiência pública

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Visualizza l' imprint del creator