Portal dos Dragões
·11 settembre 2025
Daniel Chaves: “Precisamos de manter os pés bem assentes na terra”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 settembre 2025
A estreia da equipa feminina na Segunda Divisão Nacional está iminente (sábado, 15h00) e Daniel Chaves exige que as jogadoras mantenham “os pés bem assentes na terra” para alcançarem “uma vitória” e realizarem “um bom jogo” em Santo Tirso. O técnico, em consonância com Ema Gonçalves, descreveu o plantel como “pronto e ansioso para começar”, decidido “a evoluir” e a “deixar a marca” desde já, além de querer “ganhar pelo FC Porto”.
Daniel Chaves
O objetivo para a estreia“Acima de tudo uma vitória com um bom jogo da nossa parte, um jogo controlado com muita chegada à baliza adversária e sem golos sofridos.”
O adversárioO treinador sublinha que tanto o Tirsense como as restantes equipas nesta primeira fase serão adversários exigentes, numa segunda divisão particularmente competitiva. “Tanto o Tirsense como os outros jogos que vamos ter nesta primeira fase serão difíceis porque esta é claramente uma segunda divisão muito competitiva e o Tirsense não sai desse parâmetro. Conhecemos, em parte, o Tirsense do ano passado, tem muitas jogadoras que já estavam lá, nós defrontámos a equipa duas vezes, sabemos em parte também o que vamos procurar e o que podemos explorar.”
A pré-épocaAo avaliar a preparação, reconheceu que houve impedimentos que atrasaram a integração das novidades do plantel e, por isso, a equipa não estará no seu máximo logo na primeira jornada. “Acima de tudo queremos criar essas rotinas com as jogadoras que chegaram. Foi uma pré-época com alguns contratempos, o que nos atrasou um bocadinho essa capacidade de desenvolvermos um colectivo mais forte. Não estaremos no nosso máximo, como é óbvio, à primeira jornada e certamente também não à segunda. O objetivo passa por consolidar as nossas ideias, o processo e tentar ser o mais competitivos possíveis em todos os jogos.”
Jogo a jogoChaves apela a prudência entre equipa e adeptos, destacando a ambição das equipas que desceram da primeira divisão e as recentes maiores apostas orçamentais de alguns emblemas. “É preciso termos os pés bem assentes na terra, seja internamente ou os adeptos. Vai ser realmente uma segunda divisão muito competitiva, até pelas saídas das equipas que estavam na primeira divisão. Haverá uma aposta clara delas em voltar à primeira divisão. Temos também algumas equipas a apostar mais do que nos últimos anos em termos de orçamento e na qualidade do plantel. Esperemos que os adeptos se habituem às nossas vitórias, mas não por resultados tão alargados.”
Ema Gonçalves
Foco total no arranque do campeonato“Estamos prontas para começar. Claramente ainda não estamos no nosso melhor, porque vem aí o primeiro jogo e, se calhar, só mais para a frente é que estaremos no nosso melhor, sempre a evoluir. O Tirsense também não vai estar no seu melhor, certamente, mas estamos prontas e ansiosas para começar e para trazer os três pontos para casa. É importante deixarmos a nossa marca, mostrarmos que queremos jogar e, acima de tudo, ganhar pelo FC Porto.”
O TirsenseEma recorda o encontro da época anterior, mas considera que pouco se pode transpor para este ano devido às diferenças entre os plantéis e as divisões em que competiam. “Já as enfrentámos o ano passado, mas acho que não dá para transportar para este ano, porque nós estávamos na terceira, tínhamos uma equipa muito diferente. Este ano temos muitas jogadoras novas, elas certamente terão os seus reforços, mas o ano passado fomos lá e ganhámos, espero que seja igual este ano.”
O estatuto de capitãSobre o papel de capitã, considera que a liderança é natural na sua forma de estar. “Acho que também já é algo que está inerente na minha personalidade. Dou sempre tudo em qualquer coisa que faça no meu dia a dia, portanto é só chegar aqui e ser eu própria.”
: