Jogada10
·20 dicembre 2025
Dorival reforça fama de copeiro e pode igualar Felipão como maior campeão da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·20 dicembre 2025

Um possível título do Corinthians na final da Copa do Brasil, diante do Vasco, pode consolidar a imagem de Dorival Júnior como técnico “copeiro”. Isso porque o treinador conquistaria a sua quarta taça da competição nacional e se igualaria a Felipão como maior campeão da história do torneio.
O feito do comandante do Timão, no entanto, teria um sabor especial. Isso porque Felipão conquistou quatro títulos com três equipes diferentes: Criciúma (1991), Grêmio (1994) e Palmeiras (1998 e 2012). Dorival, por sua vez, se tornaria campeão por quatro clubes distintos: Santos (2010), Flamengo (2022), São Paulo (2023) e Corinthians este ano.
Vale destacar que a classificação à final da Copa do Brasil deste ano já colocou Dorival entre os técnicos com mais decisões da competição, novamente ao lado de Felipão e também de Marcelo Oliveira. Os três técnicos disputaram a decisão do torneio nacional em cinco oportunidades (veja abaixo).
Além do número de conquistas e finais de Dorival, há outro recorde do treinador que chama a atenção: desde 2016 ele não é eliminado na Copa do Brasil. À época, o técnico dirigia o Santos e caiu nas quartas de final para o Internacional. De lá para cá, soma classificações com Ceará, Flamengo, São Paulo, além do próprio Corinthians, em 17 confrontos.
Apesar dos bons resultados nos mata-matas, o técnico sofreu inúmeras críticas pelo desempenho do Timão no Campeonato Brasileiro. Questionado sobre o assunto na coletiva após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo jogo de ida da semifinal, Dorival desabafou e afirmou não ligar para as críticas.
“A gente está aqui para trabalhar. Se as pessoas não entendem processos, não sou eu que vou tentar explicar. Já expliquei todos os problemas que tivemos. Eu queria entregar o Corinthians na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro? Não. Tivemos bons desempenhos, mas o resultado nem sempre veio. Continuem criticando, vamos seguir fazendo da mesma forma. Sobre as críticas, continuem fazendo do jeito que quiserem. A mim pouco importa”, disparou o treinador na ocasião.

Último título de Copa do Brasil de Dorival foi em 2023, no comando do São Paulo – Foto: Rubens Chiri/São Paulo
Corinthians e Vasco disputam o segundo jogo da final da Copa do Brasil no domingo (21), às 18h (de Brasília) no Maracanã. As equipes empataram por 0 a 0 no jogo de ida. Dessa forma, o vencedor do segundo jogo conquista a competição nacional. Novo empate leva a decisão do título para a disputa de pênaltis.
Live









































