Alemanha FC
·27 gennaio 2026
Dzeko marca na sua estreia pelo Schalke 04, que conseguiu arrancar o empate contra o Kaiserslautern

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·27 gennaio 2026

Por Guilherme Costa
O Schalke 04 entrou em campo na manhã deste domingo, no horário de Brasília, recebendo o Kaiserslautern na Veltins Arena. O confronto, para além do fato de ser entre duas equipes que estão fortes na luta pelo acesso à Bundesliga, chamou a atenção por marcar a estreia de Edin Džeko — anunciado nos Azuis Reais na última quinta-feira (22) — nos Azuis Reais.
Retornando ao futebol alemão, no qual ele fez história sendo um dos grandes destaques do único título da Bundesliga conquistado pelo Wolfsburg, após quinze anos, o centroavante Bósnio logo foi integrado à equipe, iniciando o confronto válido pela décima nona rodada da 2.Bundesliga no banco.
"Algumas pessoas ao meu redor acharam que eu estava louco quando soube que poderia me juntar ao FC Schalke 04 – mas definitivamente não estou louco. Outras, no entanto, estavam tão entusiasmadas quanto eu. Apesar de ter várias opções, desde o início eu só queria vir para cá, estou totalmente comprometido e defendo minha decisão 100%. Ninguém precisou me persuadir ou me convencer – fui eu quem quis se juntar ao FC Schalke 04 e quem fez o primeiro contato há algum tempo". Declarou Džeko, em sua apresentação pelo clube de Gelsenkirchen.
Embora o Schalke esteja na ponta da tabela desde a décima quarta rodada, o retrospecto recente não era nada bom, com o time perdendo para o Eintracht Braunschweig e empatando com o Hertha Berlin (ambas partidas fora de casa). O reencontro com a torcida tinha tudo para ser bom, mas os visitantes não estavam dispostos a ser parte do show.
Após um primeiro tempo equilibrado, mas sem gols, a segunda etapa revelou as emoções guardadas. Primeiro aos 61 minutos de jogo, quando Ivan Prtajin — que havia acabado de entrar no jogo — completou o cruzamento de uma falta lateral para abrir o placar com um belo gol de cabeça. O centroavante croata já havia saído do banco para marcar o gol de empate ante o Hannover, na rodada passada, que abriu o caminho para a grande virada dos Red Devils. Aos 84 minutos de jogo, num contra-ataque fulminante, Prtajin correu o campo de ataque praticamente sozinho para marcar o seu segundo gol no jogo.
Com 2 a 0 a favor, parecia que a história do confronto iria girar em torno do centroavante do Kaiserslautern. Parecia...
Quatro minutos após o segundo gol sofrido, o Schalke se lançou ao ataque e Džeko fez o que se espera dele: gol. O Bósnio mostrou cacoete ao dominar um chutão no peito e emendar numa bela finalização no gol adversário. A explosão da torcida presente na Veltins Arena ficou ainda maior, quando o capitão Kenan Karaman aproveitou o rebote do goleiro Julian Krahl, e empatou o jogo em menos de dois minutos.
Empate com gosto de vitória, e o Schalke 04 segue na liderança da 2. Bundesliga, com 39 pontos conquistados — dois a mais do novo vice-líder, Darmstadt, que venceu o Nuremberg na sexta-feira por 2 a 0. Embora o resultado não foi pior do que poderia ser, o time comandado Miron Muslić já vê os seus adversários (Paderborn, Elversberg, além do Darmstadt) se aproximarem.
"Este ponto é importante para o moral. Depois de um jogo que parecia perdido, obviamente estamos levando a vitória. Sentíamos que podíamos ter mais hoje, mas em alguns momentos ainda não jogamos bem. Logo após nossa chance com Timo Becker, o Kaiserslautern marcou de bola parada, e então sofremos um contra-ataque. Mas depois reagimos brilhantemente graças à qualidade de Edin, tivemos nossa chance e empatamos. No fim, foi uma vitória para os dois lados".
Disse o capitão Schalke 04, Karaman, num tom resiliente.
Na próxima rodada os Azuis Reais enfrentam o Bochum, no Kleines Revierderby ("pequeno Revierderby", em tradução livre). Já o Kaiserslautern receberá o Elversberg, em outra grande oportunidade para o time entrar de vez na luta pelo acesso à primeira divisão alemã.









































