Gazeta Esportiva.com
·26 gennaio 2026
Entenda qual será a função de Rafinha no São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 gennaio 2026

O São Paulo está perto de oficializar a contratação de Rafinha. O ex-jogador assumirá o cargo de coordenador de futebol após a saída de Muricy Ramalho. Recém-empossado como presidente do Tricolor, após a renúncia de Julio Casares, Harry Messias explicou qual será a função de Rafinha no clube.
“Rafinha vai vir conosco. Vamos ver quando vai se apresentar porque ele está com problemas de desligamento. Ele é uma pessoa que gosto muito, tinha falado o nome dele lá atrás. Um cara campeão, capitão e líder, ele vai mudar muito o São Paulo. Ele vai fazer o elo entre jogadores e diretoria, principalmente dos jogadores, porque ele é muito querido”, explicou Harry Messias.
Comentarista da TV Gazeta, Paulo Sérgio esteve com Rafinha nos últimos dias, na Alemanha, e revelou que o ex-lateral direito recebeu diversos contatos do São Paulo por meio de ligações. Após alguns dias na Europa, o ex-jogador do Tricolor já está no Brasil.
A Gazeta Esportiva ainda apurou que Rafinha é muito bem visto pelo elenco tricolor. O nome do ex-lateral também agrada ao novo presidente do clube, Harry Massis, que admira o perfil respeitodo e de liderança do agora comentarista.
Rafinha, portanto, retorna ao São Paulo, dessa vez para ocupar um cargo na diretoria de futebol. O ex-lateral, vale lembrar, defendeu o Tricolor entre 2022 e 2024 e conquistou dois títulos como capitão: a Copa do Brasil, em 2023, e a Supercopa do Brasil, em 2024.
O ex-jogador decidiu se aposentar do futebol em julho do ano passado após uma breve passagem pelo Coritiba.
Com o acordo bem encaminhado, Rafinha trabalhará ao lado de Rui Costa, atual executivo de futebol do São Paulo. O ex-lateral fará uma espécie de ‘ponte’ entre a diretoria e o elenco são-paulino.
Muricy Ramalho pediu demissão do cargo de coordenador de futebol, função que ocupava há cinco anos, na última sexta-feira. O ex-técnico estava afastado das atividades em razão de uma cirurgia no joelho e teria de passar por um novo procedimento. Diante do cenário, alegou não ter mais condições de seguir trabalhando e optou por deixar o Tricolor.
Como coordenador de futebol, Muricy participou diretamente do processo de reconstrução do São Paulo. Apesar de assumir o cargo durante a pandemia, esteve envolvido na montagem do elenco campeão paulista de 2021, título que encerrou um jejum de quase nove anos do clube. Na função, o ex-treinador também conquistou a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa de 2024.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram









































