Entenda trecho da reforma do estatuto do Corinthians que prevê verba para o Conselho Deliberativo | OneFootball

Entenda trecho da reforma do estatuto do Corinthians que prevê verba para o Conselho Deliberativo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·28 ottobre 2025

Entenda trecho da reforma do estatuto do Corinthians que prevê verba para o Conselho Deliberativo

Immagine dell'articolo:Entenda trecho da reforma do estatuto do Corinthians que prevê verba para o Conselho Deliberativo
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na tarde desta segunda-feira, 27, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians Romeu Tuma Júnior concedeu entrevista coletiva à imprensa no Parque São São Jorge e discorreu sobre as principais novidades do anteprojeto da Reforma do Estatuto do clube. Um dos itens explicados foi a previsão de verba para o próprio CD, a fim de financiar seu funcionamento – o dirigente negou que a proposta preveja remuneração de conselheiros.

“Não há remuneração para conselheiros. Os únicos cargos passíveis de remuneração são aqueles previstos no Plano de Cargos e Salários (PCS), que será aprovado conforme o novo estatuto. O que existe é a previsão de destinar 0,5% do orçamento para as atividades do Conselho Deliberativo, com o objetivo de garantir sua independência. Hoje o conselho não é totalmente autônomo: os poucos funcionários que o auxiliam pertencem à diretoria, o que limita a atuação fiscalizadora.”


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Entenda trecho da reforma do estatuto do Corinthians que prevê verba para o Conselho Deliberativo

Foto: Reprodução/YouTube

Segundo Tuma, um orçamento próprio permitiria ao Conselho Deliberativo tomar ações como a manutenção de um site e portal da transparência, além de abrir a possibilidade de transmitir eventos e prestar contas segundo seus critérios, além de outras questões, como a contratação de urnas eletrônicas e sistemas com comprovante e possibilidade de auditoria para as votações conduzidas no Alvinegro.

A autonomia financeira, ainda de acordo com ele, faria com que o CD deixasse de ser dependente da diretoria, reduzindo o risco de influências políticas. “O Conselho precisa ter verba própria para atuar de forma independente. Ele deve contar com recursos para sustentar o Conselho Fiscal, que hoje depende de um secretário vinculado à diretoria. A futura Comissão de Ética e Integridade também precisa ter autonomia funcional — sem isso, não há independência real”, sustentou.

Tuma prosseguiu: “Um órgão de fiscalização deve ser autônomo, com recursos suficientes para garantir sua própria gestão. Por isso, foi proposto o índice de 0,5% do orçamento, apenas como referência. Esse valor pode ser ajustado — para mais ou para menos —, conforme deliberação em plenário. O ponto central não é o montante, mas assegurar que os órgãos fiscalizadores tenham meios para trabalhar, prestar contas e agir com transparência”

Outro item relevante citado neste tema diz respeito à suspensão dos direitos políticos dos associados que possuírem vínculo com o Corinthians: “Esta medida evita pressões políticas e garante atuação técnica e imparcial. No passado, houve casos de funcionários obrigados a votar em determinados candidatos, o que chegou a gerar ações judiciais. Situações como essa não podem mais ocorrer. O Corinthians precisa viver uma nova fase — mais séria, profissional e transparente, com governança e fiscalização efetiva, deixando para trás práticas que comprometem sua credibilidade e seu futuro”

Por fim, o vice-presidente do CD Leonardo Pantaleão pediu a palavra, para explicar mais detalhes na norma proposta. “Para manter suas atividades e garantir sua independência, o Conselho Deliberativo — e não os conselheiros individualmente — terá direito a até 0,5% do orçamento anual da diretoria, devendo prestar contas conforme determina o estatuto. É importante destacar que esse percentual não é fixo: trata-se de um limite máximo. Caso haja sobra de recursos, o valor remanescente será devolvido à diretoria, como prevê o próprio parágrafo 11”, reforçou.

Veja Mais:

Immagine dell'articolo:Entenda trecho da reforma do estatuto do Corinthians que prevê verba para o Conselho Deliberativo

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Visualizza l' imprint del creator