MundoBola Flamengo
·15 ottobre 2025
Escalação do Flamengo pra hoje contra o Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15 ottobre 2025
Tentando voltar a vencer após uma rara sequência de dois tropeços no Brasileirão, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (15), contra o Botafogo. Pela 28ª rodada da competição nacional, o técnico Filipe Luís vai precisar fazer alterações no meio-campo para lidar com desfalques; veja mais abaixo; veja mais abaixo a escalação do Flamengo pra hoje.
Para montar a equipe, Filipe Luís tem alguns problemas. De la Cruz, que não costuma atuar por longos períodos em gramados sintéticos (como o caso do Engenhão), é um deles. A tendência é de que o uruguaio não esteja à disposição, ainda mais com o jogo contra o Palmeiras na sequência.
Saúl é outro problema. Não há lesão constatada, mas o espanhol reclama de dores no tornozelo esquerdo e já foi desfalque contra o Bahia. O Flamengo faz trabalhos de fisioterapia com o meia, que também deve ser carta fora do baralho contra o Botafogo.
Por fim, o volante Allan apresenta um quadro de fascite plantar, algo que já o afetou em outras ocasiões, e também não tem presença confirmada. Caso nenhum dos três esteja à disposição, Filipe Luís perde três opções de uma vez para o setor, o que força mudanças.
A boa notícia fica por conta do retorno de Erick Pulgar, que voltou aos treinos após três meses lesionado. O chileno fraturou o pé contra o Bayern de Munique e seguia em recuperação desde então; agora, volta a ficar à disposição de Filipe Luís. No entanto, como está inativo há um longo tempo, o Flamengo deve fazer um controle de carga natural.
Desta forma, a provável escalação do Flamengo tem Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo (Pulgar/Allan), Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Pedro.
Obviamente, Filipe Luís tem alternativas para todos os setores do campo. Na defesa, o técnico pode optar por Emerson Royal e Ayrton Lucas nas laterais, por exemplo, assim como Matías Viña. No meio-campo, os desfalques tornam as opções mais escassas: se De la Cruz, Saúl e Allan ficarem fora, Pulgar e Evertton Araújo seriam as únicas opções. E isso com o chileno voltando de grave lesão.
Por fim, no ataque, Pedro deve seguir no time após ser titular contra o Bahia, quando saiu logo no início pela expulsão de Danilo. Mas Filipe Luís também tem alternativas, como Bruno Henrique, Gonzalo Plata e Luiz Araújo, que podem jogar em diferentes posições. Everton Cebolinha é outro que segue à disposição.
Flamengo e Botafogo rolam a bola no gramado sintético do Engenhão a partir das 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira. É o último embate entre os rivais na temporada 2025.