Estreia a vencer deixa SC Braga mais perto da qualificação: números permitem que os arsenalistas sonhem | OneFootball

Estreia a vencer deixa SC Braga mais perto da qualificação: números permitem que os arsenalistas sonhem | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·25 settembre 2025

Estreia a vencer deixa SC Braga mais perto da qualificação: números permitem que os arsenalistas sonhem

Immagine dell'articolo:Estreia a vencer deixa SC Braga mais perto da qualificação: números permitem que os arsenalistas sonhem

O SC Braga entrou com o pé direito na Liga Europa! A turma de Carlos Vicens venceu o Feyenoord, líder do campeonato neerlandês, por 1-0, e conseguiu dar um pontapé na crise recente de resultados. Quatro jogos depois, os arsenalistas regressaram aos triunfos.

Olhando para o histórico dos minhotos na competição, esta vitória augura coisas boas. Das oito ocasiões em que o SC Braga venceu a jornada inaugural da fase de grupos (agora fase de liga), em seis delas conseguiu seguir em frente para a fase a eliminar.


OneFootball Video


Histórico é bom, mas passado recente preocupa

Esta foi a nona ocasião em que o SC Braga venceu o jogo inaugural da Liga Europa - denominada anteriormente como Taça UEFA -, de 15 edições em que participou na fase de grupos/fase de liga.

A primeira participação bracarense na fase oficial da competição - com fase de grupos seguida de fase a eliminar - foi na temporada de 2006/07. A equipa, à data orientada por Carlos Carvalhal, também se estreou diante de uma formação neerlandesa, tal como na atual temporada, mas a sorte foi bem diferente. Derrota por 3-0 em Alkmaar perante o AZ de Louis van Gaal, numa campanha que terminou na fase de grupos (terceiro num grupo de cinco equipas).

A história diz-nos que, se o SC Braga vencer o primeiro jogo da competição, as chances de passar à eliminatória seguinte aumentam. Apesar disso, as duas últimas prestações europeias dos Guerreiros do Minho deixaram a desejar e a equipa não conseguiu passar da primeira fase da competição.

Em 2008/09 e 2011/12, as duas primeiras temporadas em que os minhotos entraram a vencer na competição, tiveram pela frente adversários britânicos. Portsmouth e Birmingham City provaram do veneno dos Gverreiros, que acabaram eliminados nos oitavos e dezaseisavos de final respetivamente.

Curiosamente, em 2010/11, ano em que os minhotos alcançaram a tão prestigiante final europeia diante do FC Porto, a equipa não participou na fase de grupos da Liga Europa - caiu da Liga dos Campeões - e, ainda assim, perdeu na estreia na segunda competição do futebol europeu. Nos dezasseis-avos, em Poznan, a equipa de Domingos Paciência perdeu com o Lech, mas foi a tempo de virar a eliminatória na Pedreira.

No passado mais recente, a melhor prestação europeia do SC Braga foi em 2021/22. A equipa chegou aos quartos de final - caiu no Ibrox aos pés do Rangers - sem vencer o jogo inaugural. Em Belgrado, com o Estrela Vermelha, o SC Braga de Carlos Carvalhal perdeu por 2-1 mas acabou por conseguir a qualificação para a fase a eliminar no segundo lugar do grupo.

Conseguirá o SC Braga de Carlos Vicens fazer uma boa campanha europeia em 2025/26?

Visualizza l' imprint del creator