Portal dos Dragões
·11 settembre 2025
Farioli com muitas dores de cabeça: lesões em todos os sectores do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 settembre 2025
Francesco Farioli terá de encontrar soluções no FC Porto para compor um onze, face às várias lesões que afectam o plantel azul e branco. Depois da paragem para compromissos internacionais, o líder da I Liga actua às 18h00 de sábado, na recepção ao Nacional da Madeira, em jogo da 5.ª jornada.
Os dragões dispõem ainda de dois dias para preparar o encontro, pelo que se desconhece se alguns dos lesionados estarão recuperados a tempo. É certo, porém, que haverá alterações no onze.
As ausências de Alberto Costa e Martim Fernandes deixaram o FC Porto sem lateral direito. A vaga deverá ser ocupada por Pepê na recepção ao Nacional, jogador que já actuou com regularidade nessa posição, sob os comandos de Sérgio Conceição e com Vitor Bruno. O internacional brasileiro regressa após ter falhado os últimos dois jogos devido a uma intervenção cirúrgica aos olhos.
O central Zé Pedro surge como alternativa. Farioli utilizou-o em alguns particulares da pré-época como lateral direito, mas perante um Nacional que deverá passar mais tempo a defender, a sua utilização é improvável.
Outra possibilidade é o jovem Pedro Lima, testado nessa posição no empate 2-2 com o Lusitânia de Lourosa, num amigável no início da semana. O reforço, chegado no último dia do mercado por empréstimo do Wolverhampton, tem mostrado rendimento nos treinos.
Farioli pode também ter de ajustar o meio-campo. Gabri Veiga tem efectuado trabalho integrado condicionado, pelo que é provável que seja preservado pelo treinador italiano.
Rodrigo Mora pode surgir no seu lugar, tal como aconteceu na última jornada em Alvalade frente ao Sporting. Pablo Rosario também ambiciona a titularidade. Stephen Eustaquio está na fase final da recuperação e constitui outra opção para o sector intermédio.
Na frente, é garantida a presença de Samu, que falhou os dois últimos encontros devido a uma lesão muscular e reapareceu frente ao Sporting, entrando nos últimos 11 minutos.
Sem Luuk de Jong, que sofreu uma entorse no joelho na última terça-feira, Farioli fica apenas com Denis Gul como alternativa ao avançado internacional neerlandês.
William Gomes, que aproveitou a ausência de Pepê para marcar dois grandes golos e protagonizar duas exibições de destaque, está fora de opção após contrair uma lesão muscular no particular com o Lourosa. Tudo aponta para que esteja recuperado para o jogo com o Nacional, mas é provável que comece no banco ou seja preservado. Nesse cenário, Rodrigo Mora subiria no terreno e Pablo Rosario entraria no meio-campo; outra hipótese é Pepê ocupar o flanco direito, abrindo a vaga de lateral para Pedro Lima.
O jovem colombiano Bryan Caicedo, de 19 anos, treina com o plantel principal, mas dificilmente será titular.
Actualmente, o FC Porto não pode contar com os defesas Martim Fernandes e Alberto Costa, com os médios Gabri Veiga e Stephen Eustaquio, nem com os avançados William Gomes e Luuk de Jong. O avançado neerlandês não deverá recuperar a tempo do clássico com o Benfica, a 5 de outubro, tal como o jovem lateral-direito ex-Juventus.